Um Paraíso Escondido no Litoral Sul de SP.

Esta noite/madrugada quero falar de um lugar maravilhoso.Faz 20 anos que não volto lá.É o Parque Estadual da Ilha do Cardoso,junto à Cananéia.Saindo de SP/Capital pela Rod.Régis Bittencourt,vai-se até Registro e,mais uns 7/10 kms,entra-se à esquerda para Pariquera-Açu.Seguindo em frente,chega-se à Cananeia,a última cidade do litoral sul de SP.A partir daí,ou espera-se a balsa,ou aluga-se um barco para se chegar até a ILHA DO CARDOSO!!! Que Paraíso! Ainda está preservada,pois a mão humana não pode destrui-la.E lá tem uma vila de nome Marujá,muito visitada.Antigamente era tudo sem controle,havia muita poluição,principalmente de descartáveis atirados a esmo,assim como lixo.Hoje está um pouco mais organizado.O pessoal do lugar resolveu tomar a frente da preservação.Esta gente é maravilhosa,fantástica mesmo.Eles tem o tempo deles.É regido pelas marés. Onda vai...onda vem...E não queira impor o rítmo da cidade que não flui. É o rítmo das marés e pronto.Chove muito na região e também faz frio.Um vento sul cortante,principalmente no inverno.São apenas 3 meses de tempo quente. Como esta gente conseguiu sobreviver? Simples...Pela preservação da cultura da região e da religião católica.Estes aspectos dão-lhes forças para continuar,para lutar.Um dos aspectos culturais regional é o FANDANGO.Música muito antiga,tocada por violas e uma rabeca(aliás,sempre desafinada) e música é um convite à dança.E lá se vão eles a bailar.Gostoso de se ver e participar.No litoral do Paraná próximo,também se toca o Fandango e a culinária é igual.Há uma procissão de barcos em certa data(ão me lembro quando) que vai passando em várias vilinhas circunvizinhas e aí todos cantam e fazem festa.É formidável.É uma parte da Cultura Brasileira que a Grande Mídia insiste em esconder para que não valorizemos nossa terra. É uma pena o que a Midia faz com a Cultura Brasileira. E o pessoal que mora lá? Coisa inacreditável! São felizes sem os apetrechos e parafernálias eletroeletrônicas.E tem gente que não vive sem o celular!!! Basta olhar para os rostos deles para se perceber uma paz e tranquilidade estampadas.Um sorriso farto conquista a nós todos. Existe até uma grande figura que agradece a Deus por tudo que ele tem: a ilha,o mar,os peixes,as plantas e os amigos.Quer felicidade maior que isso??? ILHA DO CARDOSO um Paraíso Escondido no litoral de SP!!!

Chico Chicão
Enviado por Chico Chicão em 21/01/2013
Código do texto: T4096107
Classificação de conteúdo: seguro