PARE DE RECLAMAR...

Pare de reclamar...

E resolva logo isso! Assim não dá prá ser feliz!

Se você é daquelas pessoas que passam o tempo todo de tudo reclamando, é claro que tem problemas sérios para resolver pequenos problemas. Não consegue ver a solução dependurada na ponta de seu nariz porque a única coisa que sabe fazer é reclamar. Sabia que tem amigos seus que gostariam de criar um departamento de reclamações especialmente e exclusivo para você?

E depois você ainda vem dizer que assim não dá prá ser feliz. É claro que não dá mesmo! Se ficarmos sempre vendo as coisas pelo prisma do pior, seremos cegos para o melhor. É a mesma coisa que dizer que o café ficou frio porque a água não aqueceu o suficiente. Mas não foi da água a falta de paciência para que aquecesse o suficiente.

E se além de frio ainda ficou amargo, este café fica realmente uma droga. Mas quem foi que deixou de colocar a quantidade certa de açúcar?

Mas o que representa realmente a felicidade? Qual a cor ou objeto? Qual o momento? Qual o dia ou a hora e a pessoa? Nunca consegue encontrar nem descobrir, e dá-lhe a reclamar. Mesmo que aponta de seu nariz chegue a doer com o peso da solução. Mas é mais fácil reclamar do que enxergar. Posso ficar vesgo ao olhar para a ponta do nariz. E o pior é que se em lugar de dar um tabefe na testa e dizer, “mas é isso mesmo!”, ainda der o dito no nariz...

Vai arder e doer, e dá-lhe reclamar.

E se inchar, será possível não mais ver a solução e voltar a reclamar.

E não resolver nem logo nem depois.

E ainda dizer que assim, não dá prá ser feliz!

Antonio Jorge Rettenmaier, Cronista, Escritor e Palestrante. Esta crônica está em mais de noventa jornais impressos e eletrônicos no Brasil e exterior. Contatos, ajrs010@gmail.com