A DÚVIDA E O CONHECIMENTO.

A dúvida é o caminho do conhecimento. Os “sábios” desnecessitam indagar,dominam o imprevisível e assomam a saciedade dos saberes....coitados.

No encontro de Santo Estevão com São Paulo, antes da revelação, o baluarte do Cristianismo tremeu diante da serenidade e do verbo de Estevão, que morreu martirizado. A LUZ é para poucos, chega com a dúvida.

A sabedoria não reside em saber algo mais, porém em saber duvidar para TENTAR chegar a algo que protagonize. Não se vive de sonho, embora permita-se sonhar. Não se caminha por estradas desconhecidas que chegam ao nunca e ao nada.

A dúvida aumenta a própria dúvida, e traz compreensão. É por este meio que se vai ao ponto crítico onde se forma o convencimento, se pouco, ao menos apaga o muito de insciência.Não há condições de abrir os caminhos do entendimento se não houver trabalho pela dúvida, o trabalho que pesquisa, que melhora e apara a aspereza da dúvida, as arestas do desconhecimento, afastando, um pouco, as barreiras de se situar melhor no universo fenomenológico onde o tempo é senhor e testemunha e, pode-se dizer, a razão das razões.

Os que sabem pouco sabem que nunca saberão muito, e os “pobres coitados”, ausentes de espírito mais elevado, ficam sufocados na suficiência pensada possuir que define a insuficiência.

Com a missão de exercer dons, como quis Cristo nas Bodas de Canã, , os que duvidam fazem da escola da indagação a jornada da vida, têm a visão clara sobre os que pensam que sabem muito e se afundam em não saber, os párias do conhecimento, e se não duvidam é por não terem como chegarem a nenhuma convicção. Falta-lhes "logos"....

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 23/01/2013
Reeditado em 24/06/2018
Código do texto: T4100525
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.