EROS E PSIQUÊ

Ele corre velozmente, açulando o cavalo enquanto vai cortando a lianas e cipós entrelaçados à sua frente. A floresta fechada não o detém, e ele sabe o que busca. Seus braços estão arranhados, o cavalo espuma e ele continua avançando, sabendo que pra isso viveu. Na sua testa se enrolam finos cipós, que ele corta, enquanto luta palmo a palmo pra vencer aquele chão fechado aos homens por tanto tempo.

A floresta parece fechar-se em torno dele e tentar impedir seu avanço.

Precisa lutar e os fios que se prendem à sua testa, fazem-no recuar ás vezes, mas impelido pelo sonho, continua. De repente, numa clareira, abre-se diante dele a visão do castelo, a visão esperada.

Ele sente que sua testa está sangrando e busca a entrada do castelo. Avança meio cego pelo sangue que escorre e vê ao longe a luz que se filtra por baixo de uma porta. Ela está lá.

Ele avança e meio tonto, abre a porta. Quando se inclina sobre ela, seus olhos escurecem e ele desmaia. Acorda muitas horas mais tarde e espanta-se do sonho que teve. Levanta-se pra tomar água e sua mão tem arranhões. Olha pra ambas e vê um cipó preso ao calção do seu pijama.

Leva a mão à testa e sente o ardor da ferida.

Pára estático com aquela revelação. Ele e a princesa eram a mesma pessoa.

Fica parado, se perguntando:

Ele estava acordado naquela corrida ou está acordado agora?

Quando começou o sonho e onde parou a realidade?

Qual é a realidade?

Pensando no lindo poema de Fernando Pessoa.