MANUAL DO CARONEIRO

Problemas visuais me impediram de obter a carteira de motorista. Até tentei. Na clínica habilitada, o médico mandou que olhasse para um holofote. Depois que o desligou meus olhos escureceram. Pediu que lesse o que estava escrito no quadro. Perguntei-lhe onde estava o quadro. Irritou-se, mandou-me embora. Iria, bastava que me indicasse onde estava a porta.

Conformei-me, não obteria esse passe para a autonomia. Colegas de trabalho me ofereciam carona e pela experiência de anos nesta prática, resolvi escrever o Manual do Caroneiro, que tenho certeza, irá auxiliar os usuários do carro alheio:

1 – É expressamente proibido comer dentro do veículo alimentos do tipo paçoca, biscoitos, picolés e similares. Você se sentirá na obrigação de ajudar a lavar o carro no sábado e este é um prazer reservado ao dono dele.

2 – Nunca feche a porta do carro dando uma pancada, lembre-se, ela não é a sua sogra.

3 – Observações do tipo “você é um pé de chumbo” não são delicadas, diga, “você está mesmo seguindo os passos do Airton Sena!”

4 – Caso esteja dirigindo muito devagar, não boceje, tenha educação, apenas comente, “As horas estão passando tão depressa!”. Talvez isso te salve de chegar atrasado.

5 – Fazer elogios ao carro é um dever. Acontecendo de desmoronar alguma parte, ponha a culpa nos buracos da rua.

6 – Imprevistos acontecem, pode-se furar um pneu. Não negue ajuda, mas ressalte que a lição de troca de pneu ainda não foi explicitada no Manual do Caroneiro.

7 – Jamais solte flatos e caso o motorista o fizer, assuma que é seu. Não o deixe se sentindo constrangido.

8 – Verifique bem se o cinto de segurança está firme, explique que não é por desconfiança, apenas uma recomendação da lei.

9 – Ao chegar ao seu destino sempre agradeça, podendo ser antes ou depois da reza.

10 – Tenha conversas agradáveis, NUNCA comente algo pejorativo sobre alguém e se o condutor o fizer, não responda, ESQUEÇA, disso dependerá o seu sucesso para obter sempre uma carona.

IMPORTANTE: Aproveite e utilize as orientações em destaque no item 10 como regra de vida.