NEGRA MELODIA !

NEGRA MELODIA !

A novela LADO A LADO se transforma, sem nenhuma dúvida, num marco da cenografia nacional. Desde a abertura -- sem "malabarismos" visuais, com imagens sem grafismos digitais -- até à seleção musical primorosa, tudo respira esmêro e bom-gosto. De parabéns todo o elenco negro, principalmente as crianças, comprovando sempre que competência não tem côr.

O que me motiva escrever (e comentar nessa novela) é a homenagem oportuna e mais do que merecida ao CANDOMBLÉ -- e, por extensão, à Umbanda -- tema que os Autores incluíram nos recentes capítulos. Nascido e criado católico (fui até coroinha) vivi por vários anos ao lado de um "terreiro de macumba", num Morro carioca. Aprendi a respeitar e ADMIRAR essa Religião Negra... me dói demais ver o desrespeito com que "pastores" evangélicos a agridem, a difamação intencional de suas opiniões contra o Candomblé/Umbanda, enquanto USAM de trechos de suas práticas, como os banhos de "descarrego". A TV Globo "dá um tapa com luva de pelica" na HIPOCRISIA latente nas atitudes de uma multidão de "crentes" de várias seitas/denominações.

CAMILA PITANGA, num momento glorioso para todo o Povo Negro, incorpora e representa todos os sentimentos de mais de CEM MILHÕES de pessoas, ainda com poucos motivos para alegrias. Peço encarecidamente que alguém na TV Globo poste no You Tube a primeira dança da atriz, feita no "teatrinho" que ela comprou, na novela. Não tenho como fazê-lo, senão já teria realizado isso, esse momento de Arte precisa ser mostrado para muita gente mais, Brasil a fora.

Agradeço o destaque dado à Capoeira (que pratiquei até meados dos anos 90) e parabenizo Lázaro Ramos pela performance, está muito bem no papel de mestre da dança-luta. Sugiro reprisar as cenas do Rio Antigo, avenidas e praças da época, como no início da novela e ficaria ótimo na trama algum "ponto" tradicional do LP de 1970 do Conjunto YBIARA, a melhor gravação de Umbanda já realizada no Brasil. (Aliás, os antigos LPs de Capoeira traziam num lado músicas do Candomblé, como o disco de CAMAFEU DE OXÓSSI, o de mestre Bimba e o do Grupo EU, BAHIA, com Onias Comenda.)

"A sua terra é longe... / uma estrela brilhou, / mas os seus filhos de Umbanda / ô, já lhe procurou", etc! SARAVÁ, queridos Autores... LONGA VIDA para essa bela novela!!!

'NATO" AZEVEDO (poeta e compositor)