FESTAS JUNINAS, SANTO ANTÔNIO

O meu amigo mais conhecido pelo apelido de “Garrafa”, não sei se ele é chegado nuns “gorós”, mais tem esse apelido.

Ele morava numa fazenda em Santa Rita do Passa Quatro - SP, e promovia eventos em tempos de festas juninas. Dito isso, quero dizer que na fazenda que morava tinha lá uma casa velha, que antigamente foi residência de um colono, e agora abandonada, e foi nesta casa o local para realizar a festa de Santo Antônio.

Pra isso acontecer tinham que limpar tudo, enfim dar uma boa garibada, e pra ficar uma coisa bonita resolveram dar uma mão de caiação pelo lado de fora. Reuniram-se todos os amigos e vamos nessa, deixar o local bem caprichado.

Dias depois contrataram um trio musical para animar a festa junina, todos os amigos colaboraram com as iguarias e também com as bebidas, enfim tinha um pouco de tudo.

Afinal chegou o dia de Santo Antônio, desde cedo as pessoas vinham chegando para a festa da noite, mas aproveitavam mesmo sem ser convidado, também acabavam almoçando, isto porque a comida que a mãe dele fazia no fogão de lenha, tinha fama de ser muito boa, alguém comentou, pois é, ela faz uma sopa de milho no capricho, é boa pra lá de metro.

O mastro de Santo Antônio foi colocado num canto do terreno, os convidados iam “socando a terra” em volta do mastro e fazendo os seus pedidos. Em seguida iniciava a dança da quadrilha, e o sanfoneiro só tocava isso. Uma vez que terminou a dança, agora todos foram para dentro da casa, arrastar o pé na cana verde.

O tempo passou e lá pras tantas horas da noite, o baile estava animado, ninguém queria parar, e o sanfoneiro rasgando o fole da sanfona, eis que sai da velha chaminé um exame de cassunungas. Foi uma correria danada, teve gente que saiu até pela janela, mas quem se estrepou com isso tudo foi justamente o amigo “Garrafa”, o dono da festa que saiu picado no olho.

Tangerynus
Enviado por Tangerynus em 26/01/2013
Código do texto: T4107035
Classificação de conteúdo: seguro