Paixões de carnaval

Os adultos ficavam nas janelas vendo as crianças passarem no bloco de sujo, com as canecas pedindo dinheiro...Depois, saiam todos para comer cachorro-quente com bastante molho e refresco de limão, laranja ou abacaxi; ainda tinha o sorvete feito com raspa de gelo...raspava-se o gelo e se colocava o xarope de groselha, de limão ou de abacaxi.O mundo era muito pequeno e mesmo assim, as ilusões eram muito grandes. Eu também me "vestia de sujo", embora de sujo não houvesse nada; sacos desfiados à guisa de havaiana ou índio, mas predominavam os trajes com adereços e turbantes ou simples panos na cabeça...À noite trazia o limpo, isto é, calça branca e blusão de cor; podia-se ir a um clube ou pular nos salões de algum cinema. Lembro-me que, às vésperas de um carnaval, comprei uma calça branca, mas fui dar uma traquejada no ferro e ela ficou furta-cor! Podíamos assistir o desfile de escolas de samba que, àquela época, era realmente diversão de pobre; hoje, são necessários muitos reais para ter o desgosto de assistir a um show produzido. Pude observar pelas transmissões de TV, que o som ficava tão forte, que os passistas não precisavam cantar, limitando-se a fazer mímica; de qualquer modo, o visual é bonito...De manhã era o descanso; às vezes, nova saída do bloco de sujo para arrecadar dinheiro; à tarde, pulava-se nos bondes, destruindo-os, literalmente falando, e causando grandes prejuízos à Light. Não se pagava a passagem e o trocador não se atrevia a criar caso com o folião.A Avenida Suburbana regurgitava de gente e o jardim do Méier era ponto importante da folia; o passeio na Avenida Rio Branco era o máximo...Ouvia-se falar em Copacabana com desdém...Carnaval era na cidade. Nós mediamos o sucesso de nosso carnaval pelo número de conquistas amorosas de cada dia...As meninas eram perfumadas e confortáveis, embora a ousadia tivesse limites bem delineados... Geralmente, sobravam algumas paixões de carnaval; eu, apaixonado incorrigível, gostava de curti-las, deixando que se consumissem com a mesma rapidez com que eram consumidos os dias de folia...