IMAGEM GOOGLE.

"O MEU DIA DE CÃO".

  Armando Lemes.
 
Um dia de cão é aquele em que tudo da errado. O cozinheiro pediu demissão, a faxineira ficou com dor de dente e não pode trabalhar.  O alarme tocou às duas horas da madrugada, a segurança revira a casa e descobre que uma lagartixa disparou o sensor do infla vermelho. Afinal vivemos com tecnologia! Perdemos o sono, eu e minha mulher doente restabelecendo de uma cirurgia de implante de prótese no quadril. Fazer o que ela pergunta?- maliciosamente respondo: se tivéssemos vinte anos seria uma inesquecível noite de amor. Ela ri e liga a televisão na TV Bandeirante, são três e meia da manhã. Aparece com seu sorriso falso RRSoares pedindo dinheiro aos patrocinadores. Não dá, muda de canal, o Circo do Bial, afinal é sexta feira, e sexta é dia da noite do bacanal. Mulheres gostosas de maiô com as pernas de fora, bêbadas, se divertindo num touro mecânico. O que mais desejei naquele momento foi ser aquele touro safado. Desliga a TV e começamos a conversar sobre nossa família, que criou asas próprias e voou cada um para seus destinos guiados por Deus, Amém. Acho que lá pelas cinco da manhã adormeci novamente. Às sete horas toca a campainha, não levanto, mas depois de tanta insistência resolvi atender e ver o que se passava. Um bêbado espumando a boca de tanto beber cachaça, se acha no direito de tomar café, perturbando os outros às sete horas da manhã. Disse-lhe que ainda não tinha café, ele saiu resmungando me mandando para aquele lugar que acredito ter enganado, pois com certeza sua mãe de tanto desgosto deve estar frequentando. Voltei a dormir, toca o telefone. Minha filha casada avisando que ela, o marido e a sogra vêm almoçar conosco. O que não faço pelos meus filhos, né? Vou ter que ser o cozinheiro, porque logo hoje meu cozinheiro voltou para Florianópolis, não aguentou o trampo de minha casa. Já estressado ao extremo resolvi ligar a Internet e trocar comentários com os amigos do Recanto. A OI VELOX como sempre não está funcionando, isso é normal por aqui em Minas Gerais, cuidado ao contratar um plano de internet da OI VELOX, vai arranjar uma dor de cabeça danada. Vou para a cozinha preparar o rocambole de frango para o almoço, sou especialista no assunto. Coloco água para esquentar, o gás acabou. Ligo para o plantão vinte quatro horas, a secretária eletrônica delicadamente responde: Bom dia senhor, você ligou para o plantão 24 horas Supergasbrás, o maior distribuidor de gás 24 h da região, infelizmente não fazemos entregas hoje, nosso horário de funcionamento é de segunda a sábado das 8 as 18 h, obrigado, favos ligar novamente amanhã. Se não fosse uma atendente virtual, com certeza a mandaria para aquele lugar que ela bem merece... Bem eu tenho um fogão de lenha para essas ocasiões, afinal mineiro que se preza sempre dá um jeitinho para tudo. Junto os ingredientes e desço para a área de lazer onde ficam o fogão e a churrasqueira. Preparo tudo! Meus convidados, ou melhor, os convidados de minha filha vão saborear uma comidinha caseira feita com esmero no fogão de lenha. Vou buscar a lenha no depósito, está totalmente encharcada. O cozinheiro colocou-as para secar e como choveu muito se esqueceu de recolhê-las. Não posso xingar a mãe do cozinheiro, pois é meu cunhado e minha sogra faleceu a meses atrás. Bem ainda me resta uma alternativa, pegar o carro e comprar o gás no supermercado. Quando ligo o carro está sem gasolina. Sem nenhuma alternativa ligo para minha filha explico e os convido para almoçar no restaurante. Lá vamos mais de dez pessoas, adivinhe quem pagou a conta? O papai é claro! Volto para casa, acabou meu sofrimento. O que mais quero é tirar uma soneca, descansar um pouco. Estou pesadinho, avisto aquela cama com lençóis branquinhos, minha mulher é muito caprichosa, levanto os braços e solto o corpo pesado, a cama não aguenta, dá um “strack’, que me diz claramente, sua cama quebrou. Desanimado apelo para as forças espirituais, minha Santa Rita, minha protetora, vou orar ajoelhado nos seus pés, a imagem da santa sumiu. Para não ficar mais estressado, nada melhor que uma boa dose de Johnnie Walker Red Label old scotch whisky; surpresa; o meu whisky importado acabou. Meu cunhado secou a garrafa. Nada mais a fazer, me debruço sobre a poltrona e entendo, hoje é meu dia de cão.
 
Santa Rita do Sapucaí, MG-27 de janeiro de 2013.