O INCÊNDIO DE SANTA MARIA. UMA TRAGÉDIA IMPREVISÍVEL?

Antes de 21 de dezembro de 2012 parecia aceita a "previsão" de que o mundo iria acabar naquela data. O mundo esperava ansiosamente o tal dia só para ver se pelo menos algo aconteceria, se todas as coisas tomariam um rumo diferente. Mas nada aconteceu, previsões não funcionam mesmo, nenhum crédito merecem.

E a tragédia de hoje em Santa Maria? Ninguém previu. Antes de acontecer, tudo parecia seguro, era só alegria, só juventude, só vida pela frente. Depois do ocorrido, todos querem isentar-se de culpa dizendo que as tragédias são imprevisíveis.

Mas essa tragédia foi mesmo imprevisível? Será que ninguém pensou que tal coisa poderia acontecer? Depois de tudo, analisando bem as causas do incêndio, devemos concordar que alguém, com bom espírito de observação, poderia fazer a previsão certa.

Excesso de gente dentro de uma casa, material inflamável no teto, uso de fogo, precária saída de emergência, alvará de segurança desatualizado. Como é que ninguém previu nada?

Sinceramente, gente, a profissão de "previdente de tragédias" está fazendo falta neste país.

Egon Werner
Enviado por Egon Werner em 27/01/2013
Reeditado em 27/01/2013
Código do texto: T4108841
Classificação de conteúdo: seguro