O QUE SE PERDEU NA TRAGÉDIA DE SANTA MARIA?

As autoridades falam em 231 mortos até o momento. Será mesmo que foi somente isso que morreu? Foram essas perdas que tivemos?

Não! Na verdade se perdeu muito, muito mais do que se pode imaginar.

Perdeu-se 231 oportunidades de termos um Brasil melhor. A área da agricultura/pecuária que o diga, já que a maioria dos estudantes eram futuros agrônomos, veterinários, bioquímicos, metereologistas, zootécnicos, enfim muitos ligados a uma área tão carente em nosso País. Continuamos a sonhar em ser o celeiro do mundo e não passamos de um País sem expressão positiva na área.

Perdeu-se o brilho, a alegria e a força de lutar para melhorar a vida, de pais e famílias destruídas pela perda. Para que lutar, para que querer um futuro melhor, se aqueles a quem se dedicou a vida não estão mais presentes?

Quantas pessoas produtivas deixarão de ser? Entregues à tragédia de não ter mais o apoio e incentivo (mesmo que indireto) desses jovens.

Perde a família, perde a comunidade, perde o País.

Os bombeiros perderam! E não por incapacidade própria ou por falta de vontade de levar adiante o maior lema deles: Não deixar ninguém para trás!

Perderam por causa de uma burocracia que os impede de fazer cumprir as leis, já que eles dão os laudos em casos de eventos e segurança do local. São os entraves burocráticos e leis falhas levando todos nós de encontro às tragédias.

E se não for por isso, tem a famosa molhadinha de mão, tão conhecida por nossas corruptíveis autoridades. O poder, a influencia e o dinheiro falando mais alto!

Hoje a sociedade acordou indignada! Os meios de comunicação ensinando como agir em casos de incêndio. Um pouco tarde, não? Disponibilizam sempre sua programação para “realities” que envolvem baixarias e novelas que só mostram sexo e depravação e de repente querem mostrar que fazem algo útil?

Ao ouvir um comentário sobre um “expert” em segurança, ele falou da dificuldade daqueles que trabalham com segurança patrimonial no caso de sinistros, visto que o país tem uma legislação extremamente confusa.

Em termos Nacionais existem as normas da ABNT e as NR do Ministério do Trabalho. Fora isso, são 26 (vinte e seis) decretos-lei estaduais e 5.500 (cinco mil e quinhentas) normais municipais. Ou seja, não se consegue chegar a um acordo sobre a melhoria dos sistemas de segurança, com tantos entraves existentes! E a população fica no meio desse mar de mandos e desmandos!

Quando, enquanto cidadão que cumpre com seus deveres e paga os impostos caríssimos, vamos tomar as rédeas de nossos direitos e exigir que aqueles que comandam esse país cumpram com suas obrigações? Quando teremos um código civil que pune os culpados e não as vítimas? Quando poderemos dormir em paz, sabendo que nossos filhos foram trabalhar, estudar, se divertir sem correr o risco de uma bala perdida, de um roubo seguido de morte ou seqüelas, de seqüestros relâmpagos, saidinhas de banco, e leis ineficientes ou inexistentes quanto à segurança dos ambientes que freqüentam?

As perdas foram muito maiores daquelas que podemos enumerar, mas com certeza logo chegará o carnaval e tudo será esquecido, afinal estaremos diante da maior festa do planeta!!!

Que vergonha Brasil!

Santo André, 28.01.13 - 14:15 h

Enloucrescida
Enviado por Enloucrescida em 28/01/2013
Código do texto: T4109949
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.