REFERENCIAS DO BRASILEIRO

ALGUMAS PREFRENCIAS DO BRASILEIRO.

Uma grande parte dos brasileiros, aqueles menos avisados ou informados, possui uma grande admiração por duas coisas que são absolutamente condenáveis: a violência e a sacanagem. Nelson Rodrigues registrou bem essa segunda vertente. A outra, faz parte das nossas raízes. A ausência da Justiça ou uma versão desta, sem nenhuma eficiência, fez nascer o jagunço, o cangaço, os canudos, os justiceiros, os grupos de extermínio, a pistolagem, ou seja, uma alternativa, já dita abolida - a vindita popular - a justiça pelas próprias mãos. Essas tendências são fortalecidas pela fragilidade cultural, pelo desprezo aos valores mais importantes para formação e sustentação de uma sociedade e pelo exemplo. Este exemplo, no Brasil, tem sido o pior possível, especialmente aqueles oriundos de quem deveria ser referência: os políticos e os formadores de opinião que conseguem espaço na mídia. Se os políticos são ruins, é porque a safra de onde vieram não é boa. E o processo de escolha é ainda mais cruel, pois permite, pelos seus métodos, justamente a escolha do pior. E assim construímos uma democracia sui generis, aquela em que, quem pode faz o que quer. E tá dito.

Professor José Ribeiro de Oliveira
Enviado por Professor José Ribeiro de Oliveira em 28/01/2013
Reeditado em 28/01/2013
Código do texto: T4110756
Classificação de conteúdo: seguro