O SORRISO DO MEU PAI

A emoção invadia o ambiente. O tema da palestra era Gratidão aos Pais. Quando o orientador pediu que trouxessemos a lembrança do pai, da figura paterna, ele sugeriu que lembrassemos e acalentássemos o sorriso de papai...

As lembranças guardadas na memória da menina de tres anos eram vagas. Resumiam-se às palavras carinhosas e enfáticas que a mãe usava, sempre que referia-se ao marido que partira para o mundo espiritual, consumido pela tuberculose, as cinquenta e oito anos de idade.

A imagem do pai estava ali no porta retrato do oratório, ao lado da mãe. Era um homem bonito, moreno com bigodes. Muito sério, naquela fotografia em preto e branco.

Muito sério. Sim séria era a expressão das pessoas daquela época, onde a mistura de educação e religiosidade decretava que alegria simbolizava extravagância.

Os homens de então, com suas camisas brancas, pareciam ostentar na postura sóbria a exigência de respeito.

Mas e o sorriso que o orientador pediu que fosse buscado? Busca-lo onde?

Esse vazio chocou a menina que desconhecendo o sorriso do pai, foi busca-lo no fundo do seu coração... porque agora ela também já aprendera a sorrir......

(Seminário do Triunfo Espiritual)

(janeiro de 2013)

CEIÇA
Enviado por CEIÇA em 30/01/2013
Reeditado em 30/01/2013
Código do texto: T4114554
Classificação de conteúdo: seguro