SANTA MARIA CHORA SEUS JOVENS

O coração do Rio Grande, que acolhe gente de todos os lugares, sangra neste momento, tomado pela dor que feriu o coração da população inteira. Direta ou indiretamente todos morremos um pouco. Santa Maria está descaracterizada no seu cartão postal: os jovens que sempre enfeitaram as ruas, o calçadão nos fins de tarde, os lugares de diversão à noite. Parece que, com os mais de duzentos jovens que perderam a vida no incêndio da boate Kiss, todos os outros se foram também. A UFSM que congrega essa população alegre e colorida fechou as portas em luto por seus estudantes mortos e os rapazes e moças desapareceram das ruas, voltando para suas cidades de origem, porque a grande maioria é proveniente de outros municípios do Rio Grande do Sul e outros Estados brasileiros.

O luto tomou conta da minha cidade. Choramos, rezamos, nos indignamos. Choramos porque perdemos alguém próximo, porque alguém próximo a nós perdeu alguém, porque dezenas de pais têm hoje um lugar vazio no coração e no lar. Rezamos para que esses jovens encontrem na espiritualidade a luz e a paz de espírito, para que aqueles que ficaram tenham forças suficientes para prosseguirem suas vidas depois dessa violência que atingiu o mais fundo de suas almas. Nos indignamos, sim, porque era uma tragédia anunciada, porque a ganância e o descaso falaram mais forte do que o respeito à vida. E é indignados que vamos ficar, mobilizados, esperando que seja feito um pente fino apontando e punindo todos os responsáveis.

Não pode haver impunidade num caso desses, para evitar que outras tragédias como essa deixem novos vazios em outras famílias. As leis, a fiscalização e as punições têm que ser mais rígidas nesse País de tantas e tantas impunidades. Os valores têm que se inverterem e a vida humana ser tratada com a consideração, o cuidado e o respeito que merece.

Giustina
Enviado por Giustina em 30/01/2013
Código do texto: T4114740
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.