amor ou fantasia?

A telenovela é o paradigma que interessa ao sistema político e econômico que nos governa. É através dela que se justificam as condições materiais de exploração econômica: o direito a desigualdade. A telenovela falseia e deforma as coisas e as relações sociais. Faz com que fujamos da realidade.E nos apresenta a fantasia. A fantasia nos faz. Deixamos de ser filhos, pais, amantes, irmãos e sobrinhos. Por breves instantes, somos times de futebol, somos artistas, consumidores. Somos a escola de samba. Essa realidade nos comove e nos movem em passos cadenciados, peitos inflados, corações acelerados. No Carnaval a fantasia, nos fantasia tanto quanto as novelas e lá estão homens e mulheres vivendo entre o medo e raiva para fantasiar o que a realidade escamoteou.

A televisão como um todo é uma válvula de escape para manipular e falsear o que o povo de fato precisa que é a pratica da cultura. A cultura é critica do modo de viver da sociedade. Acultura esclarece e desvenda a realidade. As escolas na sua grande maioria não tem uma biblioteca que deveria ser se o povo se governasse, o local sagrado da escola, onde todos seriam incentivados a leitura. Na escola falta a cultura. As aulas de arte deixam muito a desejar, como todas as praticas educativas que se praticadas com esmero levariam a desvendar as fantasias praticadas como se deus fosse!