Foto de Feitosa dos santos - Recantos do Rio - RJ

ESTE BRASIL NÃO TEM JEITO


- Ocê vio! Os deprutados acabarão de ilegê um “tal de Ka... kaeiro senadô da assembréa leguilativa”.

_ Deputados não seu burro; Senadores, e não é “Kaiero” é Senador Renan Calheiros e não é “assembréia leguilativa” é Assembleia Legislativa e ele foi eleito para presidir o Senado Federal.

- Êce não é o tá qui já “regeitô” ôtra vêis lá traz entam?

_ Não é “regeitô” é renunciou para não ser “caçado”, nossa até eu estou errando, cassado, ou seja, perder o mandato e ficar inelegível por oito anos. Eu falei inelegível... Não é elegível seu burro. Depois não sabe por que o “Brasil não tem jeito”.

Pois é, caríssimos leitores, como o povo não memoriza o que faz e não memoriza o que ouve do que os outros fazem.

- Eu acho Firmino, que nós o colocamos lá novamente.

– Êo não. Respondeu Firmino.

- Fomos nós sim Firmino. Quando votamos, em qualquer cidadão, para qualquer cargo politico partidário, estamos credenciando o eleito, a nos representar nas casas: Assembleia Legislativa, Senado Federal, bem como na Presidência, nas prefeituras e nos estados, desde os mais simples aos mais complexos.

Somos nós que ainda não aprendemos a escolher nossos lideres. Votar é um ato que deve ser praticado com consciência de estar fazendo o melhor pela comunidade, “do povo para o povo” é assim que devia funcionar é assim que deveria ser feito; não em troca de favores, não por falsas amizades, porque eles só dão a tapinha nas costas na época das eleições. Depois Firmino, só após quatro ou cinco anos, não é mesmo?

- Creo qui ê.

- Creio que é seu Firmino, vê se aprende a falar direito e a escolher bem o seu representante da próxima vez.

- Nói já num tivemo um prisidente que num sabia falar? Despoi aprendeo nun foe?

– Menos Firmino, menos.

– Segundo a física quântica um raio não cai duas vezes no mesmo lugar.

– Fisqua o qui?

– Deixa pra lá Firmino.

Nada de deixar pra lá seu Firmino! É preciso aprender e aprender muito, para não presenciarmos fatos como este, que acabamos de ver, a repetição de um ato que deveria está vivo negativamente, na memória de todos os brasileiros.

São sempre os mesmos Sr. Firmino, eles estão em todas as partes, no meio público e pior, se dizem representantes dos brasileiros e é  por isto que muitos dizem: “O Brasil não é um país sério”.

_ Mai o brasi vai tê geito nun vai seo dotô?

- Vamos trabalhar muito para isto seu Firmino, muito. Até lá o senhor estude muito, muito mesmo e vê se aprende a votar certo e nos candidatos certos.

- Ué eles num trai uma praca na testa dizendu êo sô boom.

- Dai-me paciência.

 
                                   Rio, 01/02/2013
                                 Feitosa dos Santos