A Verdade e sua faces - O perigo da História Única
 

 
Tenho um conceito sobre a Verdade: é Única. No entanto em nosso estágio evolutivo não conseguimos atingi-la em toda sua plenitude. Dela só conseguimos captar facetas. Como um diamante.  Variantes não permitem atingi-la por completo. É como aquela história de um grupo de cegos tentando conceituar um elefante apenas pela parte que cada um conseguiu tocar.
Custei muito a aderir ao Facebook, mas agora que o fiz posso dizer que estou satisfeita com ele. São muitas as razões – o reencontro com pessoas queridas  sendo o maior. Uma dessas pessoas, minha ex-aluna Vanessa Lasmar, enviou-me dia desses pelo Face um vídeo que me encantou. Nesse vídeo, uma escritora nigeriana, contadora de histórias, Chimamanda Adiche faz uma palestra sobre o tema O Perigo da História Única.
Nessa palestra Chimamanda, mulher belíssima e charmosa, mostra de uma forma indireta a importância da cultura e do conhecimento para a formação de conceitos. Ou a importância de conhecermos mais de uma das faces da Verdade para chegar até ao seu conhecimento amplo e irrestrito.Dá exemplos práticos. Como a surpresa que causou por falar um Inglês perfeito – as pessoas não sabiam que a Língua Oficial da Nigéria era o Inglês. A história única e o preconceito andam de mãos dadas.
Como professora de História espero ter deixado em meus alunos essa certeza – a própria História costuma ser única. Ela conta o lado dos vencedores, não o dos Vencidos. E o lado dos vencidos pode até ser mais importante que o dos vencedores. A História conta o lado de quem escreveu a História. A Guerra do Paraguai é um grande exemplo. Teríamos uma grande surpresa se tivéssemos em mãos a História dessa Guerra como é contada nas escolas paraguaias. -Em Política isso acontece muito, pois existem jornais da Situação e da Oposição. Cada um conta a sua versão dos fatos. O grande perigo se dá quando não temos jornais de oposição. A Histó ria do período passa a ser única, pois mostra apenas uma versão dos fatos – a dos vencedores. Isso é perigoso pois favorece a implantação da mentira nas mentes das pessoas. Uma Imprensa Livre é uma benção para a Democracia. Sem ela a Democracia tende a se esvair e passamos a ser  sustentados por um chão de mentiras.