A Sociedade das Palavras

Há harmonia mais notável entre uma sociedade do que a existente entre as palavras? A sintaxe organiza todas as suas situações de uso e faz a convivência entre os termos da língua se tornar pacífica.

É uma admirável materialização de relações hierárquicas,semelhantes às presente nas pequenas e grandes sociedades. A diferença é que na Língua a sociedade caminha dentro do respeito e cada termo reconhece os seus limites de atuação.

A relação subordinante e subordinado é coerente e respeitada. Cada termo é consciente de sua função sintática e a desempenha com eficiência. A sintaxe respeita os limites do próximo, faz com que as palavras caminhem de braços dados, as orações se entrecruzem, se completem e não se choquem.

As coordenadas são conscientes de que as suas semelhantes possuem os mesmos direitos e os mesmos deveres. E isto permite que a socialização aconteça com sucesso.

Nas relações em que há subordinação, os termos principais(os mandatários) necessitam das subordinadas, as suas subservientes. Estas lhes completam o sentido, atuando com esmero a sua subordinação. Desse modo, em perfeita sintonia, as palavras caminham, dançam, pulam; formando orações, textos e contextos onde encenam esse belíssimo espetáculo sintagmático da comunicação humana.

Assim, a língua se organiza, dando este valioso exemplo aos homens, que necessitam reconhecer seus limites, respeitar e realizar as suas funções e conviver, da mesma forma que as palavras, de forma harmônica com os seus semelhantes.

Nonato Costa
Enviado por Nonato Costa em 14/03/2007
Reeditado em 14/03/2007
Código do texto: T411994