"A INVEJA É UMA MERDA II " (Desculpem pelo termo chulo)

Domingo, 3 de Fevereiro de 2013

"A INVEJA É UMA MERDA II" (Pedindo desculpas pelo termo chulo)

O meu antagonismo com a imprensa brasileira sempre ficou muito claro neste espaço, através de vários artigos que publiquei aqui.

As razões são muitas e várias, a começar pela exploração sensacionalista que faz, e em várias matérias, matérias essas que, às vezes, não precisa de nenhum estardalhaço e nem de nenhuma contundência, como é muito frequente acontecer.

A televisão, por exemplo, já há muitos anos, faz o que eu poderia classificar como uma campanha difamatória ao Rio de Janeiro (município, no caso), colocando no Jornal Nacional as mazelas que aqui acontecem, transmitindo-as pelo restante do país e, consequentemente, pelo mundo. O mesmo não acontece com as mazelas dos demais estados, que são noticiadas, apenas, nos jornais regionais da famosa Rede Globo.

Então, o que é que acontece? Quando visito parentes em outros estados (SE, SC, PR, MS, por exemplo), sou indagado com uma pergunta muito peculiar a todos que é: " Como é que você pode viver numa cidade como o Rio de Janeiro?" E o fazem de uma forma como se tivessem extremamente espantados, baseando-se nas reportagens que assistem na televisão, em suas casas, à noite.

Penso - e tenho quase certeza - que isso aconteça a todo aquele que saia do Rio de Janeiro, por lazer ou trabalho, passando pela mesma situação que passo. Porque o comportamento daquelas pessoas assemelham-se de uma forma única.

De minha parte, penso que ser CARIOCA é carregar uma carga no que podemos classificar como 'carma', 'estigma' ou 'sina', haja vista que temos fama maior do que deveríamos. Isso é perceptível e claro a todo aquele que sai do Rio de Janeiro para ir para outros lugares fora dele.

A primeira pecha que levamos é de que somos malandros-espertos; a segunda é que o nosso negócio é só praia, futebol, carnaval e cerveja (mulheres, vêm a reboque, também). Contando aí que que vivemos numa cidade que é só violência.

Ora, como é que conseguimos alcançar esse nível de fama, pergunto eu? A primeira resposta é que podemos ter, até, cometido nossos equívocos, é claro. Mas a divulgação de tanta coisa ruim só pode ocorrer através de veículos de informações (rádio, tv, jornais e, agora, a internet). Mas o interessante nisso tudo é saber as razões pelas quais são feitas tais difamações, digamos.

De minha parte, arriscaria dizer o seguinte: O Rio de Janeiro já foi a capital do Brasil; possui a praia mais famosa do mundo: Copacabana, mais conhecida como a Princesinha do Mar; tem o estádio do Maracanã, que é tido como o maior estádio do mundo; temos também o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor - Corcovado; O desfile das escolas de samba no Sambódromo, tido como um dos maiores espetáculos da Terra; mas ainda poderíamos citar outras posses que possuímos e que, por certo, são as responsáveis por impactar essa gente que gosta de denegrir a imagem da nossa querida cidade.

Depois de tudo o que expus, não tenho nenhum temor em afirmar: O que essa gente têm e sente por nós os CARIOCAS é: INVEJA. E estamos conversados.

*Em tempo: se o Rio de Janeiro fosse mesmo isso tudo que esse povo diz, como é que se explica termos aqui durante todo ano, milhares de pessoas a nos visitar? Eles que me respondam.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 03/02/2013
Reeditado em 11/07/2014
Código do texto: T4120588
Classificação de conteúdo: seguro