MOTOS

Esse veículo invadiu, mesmo, as nossas cidades. Na zona rural,

substituiu o cavalo. Enquanto o cavalo comia capim, ela bebe

gasolina. Muitas vezes não sabemos quem bebe mais, se a moto ou o

motoqueiro.

Em Calambau, cidade com população próxima de seis mil habitantes, existem mais de mil motos. Uma moto para cada seis habitantes. No tempo dos cavalos, quase não havia acidentes. Hoje, com as motos, eles aumentaram consideravelmente, provocando fraturas, escoriações e algumas mortes. Concordamos que é um meio de transporte rápido e econômico mas, deploramos a imaturidade da maioria dos usuários que se consideram imunes aos acidentes.

Falta mais rigor das autoridades competentes na autuação dos motoqueiros infratores. As alegações de que eles usam esse

transporte para trabalhar não justificam a falta de fiscalização pois, o inabilitado é um assassino em potencial que anda pelas ruas e estradas colocando em risco a vida, principalmente, de crianças e idosos.

Pelo que se tem notícia, a primeira motocicleta (na época era assim

chamada) que surgiu em Calambau foi por volta de 1930. Era uma BSA,

inglesa, de propriedade do Sr. Joaquim Ferreira Maciel, o Quinca

Maciel. Mais tarde, na década de 40, o Antônio Vidigal Guimarães, o Tonico Borges, adquiriu uma moto que fazia muito sucesso. Essa moto conseguiu mover a Montanha. Este era o nome de uma vaca de meu pai José Carneiro, da fazenda Baía.A Montanha, quando estava com bezerro novo e o Tonico Borges passava de moto na estrada de Piranga, próxima ao pasto da fazenda, corria furiosa atrás da moto, quase alcançando o Tonico.

Segundo informações do Zé de Cacau (José Romualdo Quintão), o Tonico Borges adquiriu essa moto de um vendedor de fumo , da cidade de Ubá. Era da marca Zundapp, de fabricação alemã, talvez presa de guerra. O Duquinha,filho do Tonico, logo aprendeu a dirigi-la e convidou o Zé para ir a Piranga, na garupa. Levaram três tombos antes de chegarem à fazenda Baía. Regressaram empurrando a alemã...

Na década de 50, surgiram as motos dos jovens Quinquim Carneiro (da

fazenda Seringa) e do Guido Carneiro (Guido de Zé Estevão). Nessa

época, uma moto importada, a Harley Davidson, também inglesa, que

fez muito sucesso por aqui, pertencia ao piranguense Francisco Lins

Peixoto, o Zuzu, coletor estadual em nossa cidade. Daí em diante, foi aumentando, aos poucos, o número de motos até atingir essa

avalanche, nos tempos atuais. Que Deus nos proteja e as desvie de nossos caminhos!

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Murilo Vidigal Carneiro – Janeiro 2013

murilo de calambau
Enviado por murilo de calambau em 04/02/2013
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