Quer ser feliz? Educação

Li hoje um texto que escrevi em 2007, onde discutia o abandono da educação em nosso país. Questionava na época sobre os alunos revoltados que por vezes “abandonávamos” e que poderiam vir a serem os maus elementos que assaltariam ou matariam nossos filhos e netos.

Hoje decorridos mais de cinco anos continuo a pensar da mesma forma, mas com maior veemência e de forma mais abrangente além desta reflexão proponho outra:

Se nós geração “bem educada” elegemos políticos do calão dos que hoje estão na Câmara e Senado federais, o que será nas próximas gerações?

Penso que as escolas deveriam ensinar e educar, acima de tudo, para a vida ensinar a pensar, questionar sonhar... Talvez, continuássemos elegendo semianalfabetos como o Lula e analfabetos como Tiririca.

Concordo que o Lula cedeu às pressões da mídia e de demais partidos para governar, confesso que odiei ouvi-lo dizer que não sabia de nada. Por outro lado nos livrou da pesada cruz dos juros com a dívida externa.

Acompanho o Tiririca por curiosidade, inicialmente pelo folclore e preconceito, mas é um dos deputados mais pontuais e que mais lutam por ensino e educação.

Voltando ao assunto: - Quem elegeu Renan Calheiros? Quem reelegeu? Não é analfabeto, pelo contrário é educado para estar no poder e atuar naquele velho e conhecido cenário de que devemos pensar apenas em nossos próprios interesses e em nossos bolsos, mesmo que isto prejudique uma Nação inteira.

Recentemente nossa presidenta baixou a conta de energia elétrica em 32% e aumentou a gasolina em 4%. Eu a elogiei e fui seriamente criticada. Por quê?

- Porque as pessoas pensam apenas em si mesmas. Não pensam no todo nacional. A maior parte da população deste país mal tem o que comer, mas graças a Programas Federais tem energia elétrica, enquanto uma minoria tem carro. A presidenta governa o país, não interesses particulares.

Quanto a que me deu o conselho: -“Quer ser feliz? Abandona a educação.” Aqui está a minha resposta quero ser feliz, aliás, eu sou muito feliz, por que tento ensinar meu aluno a pensar, questionar e lutar por um mundo melhor e mais humano, onde todos tenham voz e vez. Para que eles não vivam esta vergonha que hoje esta refletida em nosso Senado Federal.

Sei que sou um grão de areia no mundo da educação faço a minha parte. Se cada um fizer a sua veremos o sonho acontecer.

Maugarina
Enviado por Maugarina em 06/02/2013
Código do texto: T4126413
Classificação de conteúdo: seguro