QUEM MANDA MAIS?

Quem manda mais?

A voz da razão ou da emoção? Razão ou coração? Sempre nos defrontamos com o dilema de qual das vozes ouvir, e nem sempre, na maioria das vezes, ouvimos a mais acertada.

Isso deixa de ser um grande problema quando pensarmos de que somos seres, felizmente, providos de máximas emoções. Mesmo que a nossa razão às vezes nos puxe a orelha, quantas vezes a calamos e deixamos nos levar pela emoção.

E agora, vamos ser francamente sinceros, é que aparecem nossos sentimentos de culpa. Porque se nos deixarmos levar pela emoção e o coração, depois temos a ingrata mania de dizer que deveria ter ouvido a voz da razão. Em contrapartida, quando usamos a voz da razão, não raras as vezes em que nos penitenciamos por não ter nos deixado levar pela emoção e o coração, que poderiam nos ter pelo menos alguns momentos de felicidade. Não são poucas as vezes que ouvimos o conselho de que devemos seguir nosso coração. E através dele seguimos a emoção. Mas depois reclamamos por não ter seguido a razão.

O mais importante, entretanto está em se saber ouvir a emoção com razão. Ou a razão com o coração.

Uma boa dose de emoção na decisão da razão, ou da razão na da emoção e do coração, é que faz nos sentirmos vivos e emotivos.

É a mesma coisa do que tomar uma cerveja sem álcool. Não tem a mesma graça, porque falta aquela tonturinha.

Assim, a emoção deve ser a tonturinha da razão. E a razão, a ressaquinha da emoção.

Bem dosadas juntas, fazem a batida perfeita e bem ao gosto de nosso coração.

É que pelo menos aquela deliciosa tonturinha vai nos fazer sentir a vida sem tamanho, pulsando em nossa razão.

Antonio Jorge Rettenmaier, Cronista, Escritor e Palestrante. Esta crônica está em mais de noventa jornais impressos e eletrônicos no Brasil e exterior. Contatos, ajrs010@gmail.com