Pão em todas as mesas

Vou deixar por momentos minha personalidade crítica, par me render a uma personagem de minha vida que foi só ternura.

Era uma senhora pobre, batalhadora, com uma fé bem maior do que ela. Devo muito a esta senhora, ela faz parte da maior herança que eu tenho: meus dois amores, minha família. Sim , esta senhora era minha querida sogra a Dona Chica.

Lembro que a conheci em situações adversas, mas logo me identifiquei com ela e a amei muito, sei que era recíproco. Lembro que já estava doente, mas bordando e fazendo tricô. E eu, idiotamente, comentei com ela que seus netos não precisavam do sacrifício que por hora fazia. Meu comentário, foi totalmente idiota mesmo, não era para os netos. Era para uma vizinha pobre e faria parte de uma novena de Natal.

Fomos juntas a uma Romaria em Homenagem a Nossa Senhora, onde tocou a música título, quando ela me abraçou forte e chorando: Filha promete que fará a tua parte para evitar que não falte pão em nenhuma mesa? Antes de qualquer promessa abracei-a num choro emocionado e convulsivo, neste abraço, inclui minha mãe que também chorou muito e meu filho.

Assim, nossa amizade, fortalecia cada vez mais, eram passeios, colheitas de goiaba, brincadeiras com as crianças. Infelizmente foi assistindo minha sogra e grande amiga definhar.

Nosso palco de brincadeiras virou um quarto de hospital, minha guerreira sempre sorrindo e agradecendo a Deus, sempre preocupada com os demais.

Não gosto de lembrar o dia em que tinha mil coisas a organizar e meu cunhado me disse se tua ama a tua sogra corre!

Corri até ao hospital, onde combinamos um piquenique e pescaria com as crianças. No final da conversa me fez prometer que cuidaria do seu filho e de seu neto. E também que fizesse o possível para que houvesse pão em todas as mesas.

Depois disso, foi consolar meus amores e tentar fazer o mesmo.

Lembro-me de meu filho querendo uma escada bem grande para cortar as asas do anjo que levou a avó e trazê-la até nós. O que não foi possível.

Enquanto tiver ideias, trabalho e força vou fazer o possível para que neste mundo, não haja mesas vazias nem de pão, nem de amor. Pode ter certeza amada amiga Chica.

Maugarina
Enviado por Maugarina em 08/02/2013
Código do texto: T4129725
Classificação de conteúdo: seguro