Aproveita enquanto é Tempo!

Uma reflexão em João 7.3-24 destinada aos que não suportam a Verdade da Palavra de Deus e a tantos quantos interessar possa...

Simplificando o texto:

1. Por entenderem que Jesus queria “aparecer” e não crerem nos ensinamentos dele, seus irmãos não queriam que Jesus ficasse próximo a eles (3-5); Jesus esclarece o “alvo do ódio do mundo” a seus irmãos: “... Ele me odeia a mim...” (7); Todos sempre estão a procurar por Jesus (11); Entre “o povo” sempre há divergências de opiniões (12-15):

a) Há os que procuram Jesus por entenderem que ele é bom (12);

b) Há os que entendem que tudo não passa de enganação (12);

c) Há os que amedrontados não tomam suas posições sinceramente (13);

d) Há os que não entendem como pode um “ignorante” falar com sabedoria (15).

2. Jesus afirmou que falava “inspirado” pelos ensinamentos daquele que o enviou (16); Jesus esclarece que somente os que fazem a vontade de Deus entendem os ensinos de Deus (17); Jesus ensina que falar por seu próprio entendimento não passa de falácias. Mas, aquele que busca a Deus e a sua glória fala com verdade e justiça (18); Jesus dá uma demonstração de que aqueles próprios que defendiam a “Lei” não cumpriam os ditames da lei (19-23);

3. Jesus arremata a lição para os que o julgavam: “Não julgueis pela aparência, mas segundo a reta justiça” (24).

Penso que é bem propício, aos nossos dias, o ensino de Jesus Cristo: “Não julgueis pela aparência...”. Hoje em dia parece que estão se repetindo os fatos ocorridos no texto de Jo 7.24.

É comum vermos os que se sentem “julgados” julgando os seus “julgadores”. É bem interessante isso!

A expressão na boca dos “pobres coitados” é: “Tá querendo aparecer!”. Claro! Se autossegregaram num grupo inventado e cheio de invencionices e, dizendo o que nunca foi dito, buscam se autofirmar na “colônia dos preconceituados”. De Claro em Claro cada “pobrezinho” vai dando um Oi para demonstrar que está Vivo e, assim, de clique em clique, vão disseminando a insatisfação por existir o contraditório. Os ditos “perseguidos” e “julgados” por sua posição e imposições cromossomáticas, genéticas e herança de sabe-se lá o que, fundamentam seus dizeres em especulacionices e esbravejam contra os seus opositores, a quem chamam especuladores. A incoerência se faz... Se este não pode julgar aquele porque aquele, então, pensa que pode julgar este? Há que se considerar que a justiça de Deus pode revelar o erro dos aparentes “andar certos”. Quanto a isso a Bíblia ensina que “Há um caminho que parece direito ao homem, mas o seu fim são os caminhos da morte” (Pv 16.25).

Jesus salienta que os que não aceitam a Palavra de Deus são contra ele. Sim! Uma vez que o discurso de Jesus sempre foi a partir dos ensinamentos vindos do próprio Deus, os que não aceitavam a sua Palavra são contra ele. Só os que entendem os ensinos de Deus fazem a vontade de Deus. Lógico isso, não?! É “aintiburro”! Como alguém vai proceder a partir do que não entende? A Palavra de Deus salienta que “O homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente” (1Co 2.14).

Há que se concluir que não existe “mais ou menos” quando se fala de certo ou errado na perspectiva da ótica bíblica. Não existe mais ou menos certo ou mais ou menos mentira; nem tão pouco mais ou menos verdade ou mais ou menos mentira. O que existe é: Verdade ou Mentira; Certo ou Errado.

Goste você ou não, o pecado afasta o ser humano de Deus. Deus ama o pecador, sim; mas, abomina o pecado. Isto significa que suas atitudes, se estiverem contrárias ao que preceitua a Bíblia, afastam você de Deus. Não há preconceito quando se julga pecaminosa segundo os ensinos bíblicos, as atitudes de um indivíduo, porque não é o indivíduo que está sob judice; mas, suas atitudes.

Mas, fica o convite: Aproveita e faz um concerto com Deus! Ainda é tempo de voltar atrás. Ainda é tempo de retornar aos braços do Pai. Hoje, ainda é tempo.

Amanhã, pode ser tarde demais...

Graça e Paz!

PaPeL
Enviado por PaPeL em 08/02/2013
Código do texto: T4129802
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.