EM AGRADECIMENTO AOS AMIGOS QUE LERAM MEU TEXTO - 2º entre os 100 mais lidos nos últimos 7 dias

Talvez devesse começar este texto perguntando se o ter poucos leitores é prova de inabilidade do escritor, ou se o atrair leitores depende mais do assunto abordado do que da qualidade da escrita e do que se escreve. Desde 2001 comecei a escrever mais intencionalmente e por esse tempo também estive mais relacionado com a metodologia da escrita por causa da faculdade de história que passei a fazer por esse mesmo tempo. Antes já havia escrito mais do que muitos poemas, expressara também minhas visões em forma de ponderações e em forma de narrativa, romance e ficção. Nesse tempo escrevi o que somente foi lido nos alfarrábios por amigos atenciosos. A partir de 2001, porém, me valendo agora do computador, da impressora e das encadernações, pude publicar meus pensamentos em forma de livros em espiral, multiplicá-las e distribuir gratuitamente para mais amigos e conhecidos. Descobri então como é mais fácil se fazer entender através da escrita, pois aí o interlocutor apenas nos ouve sem interromper o raciocino. Então comecei a escrever tudo o que penso sobre tudo na vida e sobre tudo o que tenho aprendido, com a única preocupação de que o que escrevo seja lido por quanto mais pessoas melhor.

Desde o começo, até por atuar a muitos anos em comunicação social, a grande preocupação foi com o título dos escritos. Até algum tempo tinha plena convicção de que o ser lido dependia muito mais do título do que do resto. E quando tive oportunidade de fazer os primeiros livros (depois vieram as duas publicações de minha autoria, 2003 e 2004), percebi também que antes do título vem a capa, que pode ser vista de longe, depois o título, depois a sinopse da contracapa, depois as orelhas, depois a compra. Jamais deixei de observar também que entre a capa e o título tem o nome do autor, não se sua grafia é bonita, nem se é sonoro, ou se é de boa estirpe, ou de família nobre, mas se é consagrado de alguma forma, seja na vida pública, na literatura, na música, na arte ou na mídia. Entretanto, como autor iniciante, se aposta que alguém sempre lerá um título interessante de um autor desconhecido. Se não fosse assim, ao morrerem os últimos consagrados, não se teria mais autores.

Quando publiquei meus livros, dos 4.000 exemplares da primeira e segunda edição (2003 e 2004) de Os Meninos da Guerra (2003 e 2004), em torno de uns quinhentos foram vendidos em livrarias, em algumas empresas, para presente, e para particulares que compraram em quantidade. Também o vi em oferta em livrarias famosas da internet e tempos depois eles apareciam nos sebos virtuais. O Banco Matone, de Porto Alegre, que patrocinou a segunda edição, distribuiu mil exemplares como brinde entre os seus correntistas. Os outros exemplares, alguns vendi e doei de brinde em palestras e os demais devem ter sido vendidos e doados pelo personagem do livro em sua entidade assistencial. Quanto ao Os Sonhos Não Conhecem Obstáculos (2004), em torno de uns trezentos exemplares da tiragem de dois mil devem ter sido vendidos em livrarias que eu mesmo distribuí. Os outros devem ter sido vendidos e doados pelo autor e seus apoiadores na entidade assistencial de sua fundação ou em palestras.

Eles tiveram certa receptividade nas livrarias, embora pensei ter elaborado capa e título impactantes para Os meninos da Guerra e um título oportuno para Os Sonhos Não Conhecem Obstáculos, que aproveitei para reverter uma história verídica de sucesso em auto-ajuda. Todavia, essa atratividade e venda seriam arrasadores se não fosse minha satisfação de simplesmente poder ver meus livros publicados e nas vitrines de grandes e pequenas, de famosas e não tão famosas livrarias, como vi na Livraria do Globo, na Rua Dos Andradas (Rua da Paia), em Porto Alegre. Livraria altamente tradicional e local da antiga Editora Globo, e se não fosse os depoimentos emocionados de muitas pessoas dizendo quanto a leitura desses livros mudaram suas vidas e a maneira como vêem outras pessoas. Claro que eu não esperava me transformar em Best-seller, mas imaginava que milagres podem acontecer, como pessoas que escrevem sem pretensão e acabam milionárias sem esperar.

O pior de tudo é que, embora fiquei por mais de uma hora autografando Os Meninos da Guerra na feira do Livro de Porto Alegre em 2003, a maioria dos meus parentes sequer tomou conhecimento de que publiquei algum livro, muitos não leram nenhum e muito menos compraram qualquer exemplar. Eu teria ficado orgulhoso e incentivaria, nem que fosse com a compra de somente um exemplar, se algum deles fizesse alguma publicação.

Mais tarde, quando, no início de 2006, uma amiga virtual me indicou o Recanto das Letras, vendo que nesse espaço era possível saber quantos acessos recebera a publicação, além de receber comentários, comecei a publicar aí tudo o que eu tinha produzido e não tinha perspectiva de editar em forma de livro algum dia. Meu grande desejo era que meus escritos fossem lidos, não importando que não rendesse dinheiro, pois tenho a preocupação de que as pessoas saibam o que tenho para lhes dizer. Logo de início fiquei encantado com um primeiro texto que chegou a quatrocentas leituras, achando que isso seria o máximo. Tratava-se de um poema com o título AMOR DE AMIGA. Pensava que por ter o título duplo sentido despertaria o interesse pelo erotismo subjetivo. Pouco tempo depois, porém, o artigo CONCEITO E PRECONCEITO superou seus acessos, ultrapassando logo as mil leituras. Pensei que era por causa do assunto abordado ser um assunto muito em voga. Quando pensava que isto era o máximo, um artigo da história filosófica de Roma sacra, com o título A ROMA ATUAL, publicado ainda em 2006, ultrapassou a este, estando agora com 14.330 acessos, enquanto o primeiro pouco passa de 10.000. Devido inúmeros aos comentários ao texto A ROMA ATUAL percebi que o número de acessos a este artigo deveu-se especialmente a busca pelo assunto ROMA ATUAL para trabalhos escolares.

Tenho visto, porém, que colegas que escrevem contos, poemas, fábulas, erotismo, espiritismo e coisas assim têm, em média, muitos mais acessos computados do que meus artigos. Entretanto, me nego a escrever o que não pode acrescentar qualidade ao intelecto das pessoas, por isto insisto em filosofar entre religião, ciência do ponto de vista religioso, comportamento, filosofia e sociedade, percebendo ao longo desses sete anos minha aceitação decair muito entre os leitores do Recanto. Por um lado, porém, muitos dos meus velhos colegas e leitores, talvez, desistiram do Recanto das Letras e desapareceram. Por outro lado, quase não tenho agregado novos leitores, talvez por meus textos conterem forte censura aos vício que a sociedade insiste em fazer de conta que não tem, mas que resultam em todas as tragédias das quais muito nos queixamos. Ainda assim sigo a procura de um bom título para cada texto, mas vejo frustrarem-se as tentativas uma a uma.

Ainda em 2006, um dos meus textos esteve entre os mais lidos nos últimos sete dias. Entretanto, deve ter ficado na colocação alguns milhares, pois naquele tempo não eram os 100 mais lidos. Recentemente, antes do fim do mundo de 21 de dezembro de 2012, meu texto, PROFESSIA MAIA E O TERROR DO FIM DO MUNDO, esteve entre os 100 mais lidos nos últimos sete dias, chegando, talvez, até a quinquagésima colocação com pouco mais de 220 acessos, o que me deixou bastante satisfeito, haja vista como é difícil acertar o que as pessoas querem ler.

Recentemente, dia 4 de fevereiro de 2013, publiquei, por volta de nove horas da noite, uma resenha sobre a minissérie José do Egito, da Rede Record, e logo desliguei o computador, deixando para ver o resultado da publicação somente no dia seguinte, sabendo, porém, que veria cinco, sete, ou, num caso esplêndido, talvez, uns vinte acessos. Fiquei estupefato ao ver no dia seguinte, por volta de oito horas da manhã, o texto com 147 acessos. Isto era espetacular. Jamais alcançara algo tão magnífico. Quando, no início, meu poema AMOR DE AMIGA alcançou cem acessos em três dias ou um pouco mais eu achei fascinante; quando meu texto sobre o fim do mundo esteve entre menos de 100 mais lidos nos últimos sete dias achei compensador, mas agora um texto meu chegara a quase cento e cinqüenta acessos em menos de doze horas. Isto era incalculavelmente satisfatório. Isto sem contar que ele já estava na lista dos 100 mais lidos nos últimos sete dias.

Pensei em escrever em comemoração a essa grande graça, mas pensei que devia esperar para compartilhar com meus colegas escritores e leitores um índice ainda mais satisfatório, talvez uma colocação entre os vinte ou os dez primeiros nos últimos sete dias.

Ontem à noite sete de fevereiro, por volta de vinte horas, desliguei o computador quando meu texto estava com 380 acessos, mas já em quarto lugar entre os 100 mais lidos nos últimos sete dias. Imaginei que porque os primeiros colocados, que já estavam vencendo os sete dias, sairiam logo, hoje meu texto alcançaria o terceiro lugar. Entretanto, segui em quarto lugar, pois um texto que ontem meu texto ultrapassou recobrou ânimo enquanto o meu desacelerou.

Hoje pela manhã, com imensa satisfação, comuniquei minha esposa, que também gosta de escrever, que meu texto MINISSÉRIE JOSÉ DO EGITO, que publiquei dia quatro, tinha alcançado o quarto lugar entre os 100 mais lidos do Recanto das Letras, sendo isso inédito para mim e, a meu ver, um grande feito, digno de grande comemoração. Ela então me perguntou quanto eu ganharia com isso. Disse-lhe que nada, a não ser a satisfação pela certeza de que o texto foi lido por muitas pessoas, pois, acrescentei: “Afinal, a razão de um escrito é ser lido”.

E, por ter visitado muitas vezes a lista dos 100 mais lidos nos últimos sete dias, observei que não existem grandes mistérios nos títulos para eles atraírem os leitores; é que as pessoas são mais afeitas a coisas místicas, tragédias, fábulas e novelas, o que, no fim, são as minisséries da Record. Entretanto, também acho que o grande acesso a essa minha publicação nestes menos de quatro dias deveu-se muito à procura das pessoas ao título da minissérie no Google, em virtude da tamanha publicidade da rede te televisão.

Seja, porém, por que motivo as pessoas acessaram ou leram minha publicação, o que importa é que muitas leram, pois, no fim, a grande razão de um escrito é ser lido e esse é o maior motivo de satisfação para mim.

Muito obrigado a Deus e a tantos quantos leram meus textos até aqui, bem como a todos os que comentaram, seja criticando e contrapondo ou elogiando e concordando. Os leitores são a grande razão da escrita. Se não forem eles, não há razão de se escrever nada.

Wilson do Amaral