A palavra

A palavra pode ter várias definições e abranger várias dimensões. Uma definição básica de palavra pode ser um som articulado que designa algo, que tenha uma significação. A palavra pode nomear diferentes coisas e ter infinitas utilidades. Nesta breve crônica abordarei alguns aspectos da palavra, ciente de que não conseguirei expressar a importância que a palavra tem.

A palavra é de fundamental importância e indispensável no fazer humano. A palavra põe a realidade, ou seja, tudo o que vemos, conhecemos ou imaginamos e transmitimos ao outro se dá através da palavra. Todo o conhecimento religioso, científico, filosófico e outros nos foram transmitidos através da palavra.

Além do conhecimento a palavra pode curar as pessoas através de práticas religiosas tais como mantras, bênçãos, orações e outros rituais. A palavra também cura através de práticas medicinais como a psicologia e a psicanálise em que o método consiste em fazer o paciente falar sobre o problema que o afeta. Este método que a psicologia e psicanálise utilizam já é conhecido da humanidade há milênios. A prática da confissão no cristianismo encaixa-se nesse método. O fiel ao palavrear aquilo que o angustia alivia-se, e ao receber o perdão do sacerdote sente-se livre da culpa que lhe causa angústia. Outras religiões utilizam o mesmo método, porque o fiel procura seu mestre para aconselhar-se e falar sobre o problema que lhe causa angústia.

A palavra também pode motivar ou prostrar o animo de uma pessoa. Um bom conselho ou um elogio, ou ainda um discurso encorajador pode fazer uma pessoa realizar feitos que a mesma jamais poderia pensar em fazer. Do mesmo modo, um discurso destrutivo ou uma ofensa dita a alguém pode prostrar o animo dessa pessoa, pode conduzi-la a caminhos indesejáveis, por exemplo, a depressão e o desânimo.

A palavra também é capaz de nos proporcionar momentos de magia, pura alegria e encantamento. Este encantamento nos é proporcionado pelas belas construções literárias que nos produzem momentos de encantamento e êxtase.

A palavra tem um poder imenso e é por isso que precisamos ter sapiência ao utilizá-la seja através da oralidade ou através da escrita. A palavra é um instrumento indispensável que o ser humano possui, e este deve utilizar a palavra de forma sábia na construção de uma realidade melhor, mais aprazível e mais justa para todos.

paulo de jesus
Enviado por paulo de jesus em 09/02/2013
Código do texto: T4130951
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.