O lado de fora é o mesmo do de dentro.

Um matemático alemão descobriu que juntando as pontas de uma simples tira de papel, após termos torcido uma delas, constataremos que se deslizarmos o dedo sobre os dois lados não teremos mais o lado de dentro e o de fora, pois a tira terá, de fato, apenas um lado.

Esta é a Fita de Moebus, em homenagem a quem fez esta curiosa descoberta.

Se insistirmos no movimento de percorrer o dedo, veremos que sempre retornaremos ao mesmo lugar, fazendo repetidamente o mesmo caminho.

A constação do Moebus colocou um fim ao paradigma de que tudo teria dois lados, dentro e fora, encima e embaixo e por aí vai.

É curioso perceber que mesmos as verdades ditas absolutas, impassíveis de quaisquer mudanças de rumo, num belo dia todo seu conjunto cairá por água abaixo e passará a prevalecer uma nova verdade, que reinará até que novos fatos provem que estava redondamente errada.

Dessa forma, devemos ter a capacidade e humildade de não nos apegarmos de corpo e alma às coisas que nos contam, ensinam, sugerem.

Sempre será prudente deixar um pé atrás, porque quando menos esperarmos sugirá um matemático, um físico, um biólogo, um filósofo ou mesmo uma pessoa sem a menor "estrada" acadêmica e que provará, por A + B, que estávamos redondamente enganados.

Talvez seja esse o lado mais gostoso da vida (ok, ok, não precisa ter outro lado, só este basta).

-------------------------------------------

visite o meu site www.vidaescrita.com.br

Oscar Silbiger
Enviado por Oscar Silbiger em 11/02/2013
Código do texto: T4134380
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.