Ouvir

Se meus ouvidos se apurassem de modo tal que eu conseguisse ouvir o ruido de uma partícula de pó pousando na superfície, teria atingido o máximo estado de acurácia e de plena percepção do mundo que me cerca.Se assim fosse, poderia-me guiar tão-somente por aquilo que meus ouvidos me indicassem. Os timbres, ritmos e entonações das vozes que me cercassem descreveriam um legítimo retrato do que se passasse ao meu redor, e a audição superaria todos os demais sentidos.

É preciso muita calma para escutar. Porque ouvir é mais do que atentar ao som: é interpreta-lo em sua forma e conteúdo, na mensagem que ele transmite. Ouvir permite que se transpareça o que antes era opaco. Permite que se "veja" além dos olhos, e que se "sinta" além do tato. Há um mistério no silêncio e no som que me intriga. O silêncio por vezes tem a capacidade de falar mais do que palavras, e em contrapartida, o som nem sempre comunica o que realmente ele é. Ouvir é uma forma de reconhecer o mundo.

Magali Lopes
Enviado por Magali Lopes em 11/02/2013
Reeditado em 11/02/2013
Código do texto: T4134504
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.