PENSAMENTO PÓSTUMO DE UM EDUCADOR

Eu preciso que alguém entenda a mensagem. Mas quem? Como?

Quem quer saber que aquele menino rebelde, que não gosta de estudar, já nasceu órfão e nunca recebeu um beijo de boa noite?

Quem quer saber, que os pais daquela menina toda tatuada, e que ainda não sabe ler, são os maiores traficantes da comunidade e estão sendo caçados pela polícia?

Quem quer saber que o menino que sempre senta na última carteira, com a cabeça baixa, é abusado sexualmente pelo seu tio?

Quem quer saber que aquela menina que dorme durante a aula, tem anemia e verminose?

Quem quer saber que o menino que chega sempre atrasado vende balas nos semáforos e passa fome?

Os interesses são outros:

Querem meninos e meninas aplicados, limpos, educados, estudiosos, disciplinados, com notas boas...

Querem pais participativos, acompanhadores dos rendimentos dos seus filhos...

Querem aprovação total... Querem quantidade, sem se importar com a qualidade...

Querem que o chefe maior, o “Senhor Sistema” seja atendido, do contrário não vem as verbas, sem as verbas não há interesse em administrar o saber.

Quisera eu em vida ter tido consciência de um verdadeiro educador; aquele que tem o poder de formar opinião por meio da construção de conhecimento, e produzir mudança mundial.

Onde está o olhar do educador que pode enxergar além daquilo que nosso aluno aparenta ser?

Onde está o animal racional humanizado? O único ser pensante?

Que pena, que a forma que fomos formados, nos formou de uma só forma; e de uma só forma formamos nossos educandos para um eterno e egoísta continuísmo.