Renúncia do Papa
   
     Isso que chamo de noticia inesperada, deixou o povo surpreso e deu ibope tornando-se o tema principal dos bate papos. Em sua carta de renuncia o Papa Bento XVI escreveu: “Cheguei à certeza de que, pela idade avançada, já não tenho forças para exercer adequadamente o ministério Petrino”. Concordo plenamente com ele, são oitenta e cinco anos e faltam às forças, com isso prejudicando seu ministério como Pastor maior da igreja. Continuando a carta: “Sou muito consciente que este ministério, por sua natureza espiritual, deve ser realizado não unicamente com obras e palavras, mas também e em não menor grau sofrendo e rezando. No entanto, no mundo de hoje, sujeito a rápidas transformações e sacudido por questões de grande relevo para a vida da fé, para conduzir a barca de São Pedro e anunciar o Evangelho, é necessário também o vigor tanto do corpo como do espírito, vigor que, nos últimos meses, diminuiu em mim de tal forma que eis de reconhecer minha incapacidade para exercer bem o ministério que me foi encomendado”.
     O Papa foi humilde e se reconheceu incapaz de exercer o ministério que lhe cabia, exemplo a ser seguido por todos, seja qual for à função, se sente sem forças para exercer teu trabalho a melhor coisa é entregar o cargo, renunciar no caso do Papa, melhor deixar para quem esta em melhores condições físicas, mentais e espirituais. Até aqui quem esta lendo, penso, deve estar concordando! Agora que haverá controvérsias, porque essa é minha opinião própria, não vou medir palavras para falar sobre o tema do titulo.
Primeiro é um ministério, que na palavra de Deus significa: Servir.
Segundo, poderia citar vários exemplos de mártires da igreja, que foram perseguidos, apedrejados, decapitados, espancados, crucificados, enfim. Sofreram pressão, faltaram-lhes as forças e deve em um momento fraquejado assim como o Senhor Jesus Cristo, que disse: “E adiantando-se um pouco, prostrou-se com o rosto em terra e orou, dizendo: Meu Pai, se é possível, passa de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres” (Mt 26:39)

     Resumindo: Não deixaram de anunciar a Palavra de Deus, mesmo sob pressão, correndo risco de perder a vida. Vou mais além com auxilio da Palavra de Deus que deu a luz necessária para digitar essa crônica.
“Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me; Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á”.
Mateus 16:24-25

     Continuando meu ponto de vista baseada na bíblia, renuncie-se a si mesmo... A idade, dores, já não é mais você e sim a pessoa de Jesus, Paulo quem diz.
Prosseguindo, porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á... Nem precisa explicar, por Jesus eu perco a cabeça tipo João Batista, quero perder a vida por amor a Ti.
Ser Papa não é fácil e ele teve suas razões para renunciar, não quero ser radical no meu ponto de vista, mas abalou a fé de muitos fiéis, como se suicidar perante as dificuldades da vida, espero que essa decisão tenha sido feita por Deus, porque se foi por homens, já que Deus deixou o livre arbítrio, o que será da igreja?


13-02-2013

Maico Oliveira
Enviado por Maico Oliveira em 13/02/2013
Reeditado em 01/03/2013
Código do texto: T4137265
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.