A MAGIA DO CIRCO SEMPRE NOS FEZ E AINDA NOS FAZ SONHAR!!!

O tempo passa, mas a magia do circo sempre permanece! Este é um tema que me fascina desde criança. Nas cidades do interior do nosso Estado de Goiás, especialmente em Ipameri, o Circo era uma atração ansiosamente esperada, pois com ele vinha os sonhos, a beleza, os artistas que podiam ser vistos pessoalmente, uma vez que apenas através das telas do cinema e raras revistas a gente via artistas, é claro que de circo nós não conhecíamos nem em fotos. Eram lindos tanto os rapazes como as moças, seus portes eram atléticos, as vestimentas brilhantes com plumas e paetês de encher os olhos.

Aquele mundo encantado ficava mais atrativo ainda quando as mocinhas e rapazes, da troupe, na flor da idade chamavam mais a atenção e, não era raro quando o circo partia ficarem vários corações em pedaços. É claro que era amor platônico, admiração de longe apenas a imaginação corria solta. Numa destas passagens em nossa cidade, nunca me esqueci de uma jovem, linda, moreninha, que no centro do picadeiro fazia seu número cantando e dançando, era o sonho de toda menina sonhadora, corria de boca em boca, o encantamento da linda cantora. Os rapazes, nossos amigos e colegas de colégio não paravam de elogiar a “dita cuja” o que causava um ciúme danado, pois todas nós certamente já estávamos de olho em algum rapaz da cidade.

Lembro-me de que as nossas brincadeiras nesta ocasião em que o circo estava na cidade giravam em torno de tudo que víamos no picadeiro. Era um tal de tentar andar no arame, jogar bolas para cima e catar ao mesmo tempo, improvisar trapézio, dançar, cantar e fantasiar com as roupas que tínhamos á mão.

Todos os anos iam e vinha circos na cidade, muitas vezes as atrações eram muito parecidas, mas um deles apresentou peças teatrais. Faziam peças cômicas, dramas e românticas. AH! Era bom demais, é até difícil descrever. Só sei que marcaram muito, tanto adultos, jovens e crianças fizeram parte daquele mundo maravilhoso, simples, artesanal, mas, inesquecível.

O dia da despedida chegava com uma rapidez danada, pois eles tinham um cronograma a cumprir. O transporte era pela estrada de ferro e, assim como chegavam trazendo um mundo de atrações nos vagões, partiam nos mesmos vagões levando sonhos, alegrias, ilusões e desilusões. As cidades ao longo da via férrea já estavam esperando ansiosos a vez de serem agraciados com o espetáculo circense.

Como tenho a memória muito boa, e, como toda criança, era curiosa e sempre ouvia a conversa dos adultos e não era raro ouvir sobre algum romance que iniciava entre alguma moça da cidade e um lindo artista. Era um problema, não entendia bem a conversa, mas sei que era um problema!

Vou parar por aqui. Sei que breve voltarei com mais histórias encantadoras de um mundo tão distante e tão presente ao mesmo tempo. Hoje existem espetáculos maravilhosos, luxuosos, atrações internacionais, tecnologia avançada e quase impossível de ser relatado como é na realidade, mas aquela MAGIA... ficou só na saudade!

Goiânia, 17 de novembro de 2012! SÔNIA.

Para meditar:

O Senhor que fez o céu e a terra te abençoe desde Sião. Salmo 134, vrs 3. Bíblia Sagrada.

Sônia Pedroso
Enviado por Sônia Pedroso em 13/02/2013
Código do texto: T4137997
Classificação de conteúdo: seguro