Foto de Feitosa dos Santos - Recantos do Rio

COPACABANA RECANTO DO RIO

Caminhando pelas ruas de Copacabana, percebi que a vida nesta quarta feira, inicia a sua normalidade. As lojas começam a abrir as portas, após o fechamento durante as festividades do carnaval.

As pessoas vestidas como de costume, mesmo sendo o bairro que é calçadão, areia e praia, Copacabana tem suas peculiaridades.

Um bairro onde boa parte de sua população é de idosos, embora haja uma juventude em efervescência, pude ver neste carnaval, talvez nem todos sejam residentes aqui, mas por certo uma nova leva de jovens copacabanenses começa a despontar.

Neste bairro destacam-se as redes de farmácias, as clinicas médicas e dentárias, bem como no ramo da gastronomia, configurando-se a tendência da população de maior idade.

É comum em finais de semanas e feriados, até mesmo em dias comuns, os restaurantes ficarem lotados, não obstante, há os turistas que durante todo o ano tem presença marcante nos hotéis e consequentemente em outros estabelecimentos e nas ruas da Princesinha do Mar.

Não é atoa que Copacabana é reconhecida mundialmente, não só por ser um bairro onde fica a mais bela praia da cidade do Rio de Janeiro, mas por ser um bairro acolhedor, dinâmico do ponto de vista agregador nos diversos níveis sociais, étnico e congregacional desses povos.

O período carnavalesco terminou, mas pude ver hoje nas ruas de Copacabana, que o carnaval aqui, parece que não termina nunca e embora adormecido, vive aqui o ano inteiro, despertando na sua intensidade a cada ano, apesar da pretensa normalidade, descrita por mim no inicio desta crônica.

Copacabana o meu bairro, o nosso bairro, o bairro do mundo... Tu serás para sempre a Princesinha do Mar, querida por todos aqueles que pisam o teu solo.

                  Rio, 13/02/2013
               Feitosa dos Santos