A cidade do povo mal falado

Existe uma cidade que goza de certo respeito pela qualidade de vida e pela estrutura que possui. O surgimento desta cidade deu-se pela sua localização geográfica privilegiada. Localizava-se no caminho de viajantes em séculos passados, que a escolhiam como local para pousar e descansar um pouco antes de prosseguirem a sua viagem. Nestes tempos passados as viagens eram feitas no lombo de cavalos atravessando matas fechadas, e por esta razão o caro leitor pode imaginar que estas viagens eram difíceis.

Com o passar dos anos, ou melhor, dos séculos a cidade se desenvolveu, o número de habitantes cresceu e a cidade adquiriu uma razoável infraestrutura. A fama de cidade desenvolvida veio através da infraestrutura que possui, e também através de muita propaganda feita por antigos governantes. Esta fama se espalhou por todo o país a que esta cidade pertence.

O caro leitor deve conhecer várias cidades como esta que este escriba sucintamente relata e deve estar se perguntando o porquê deste relato. Este relato está sendo feito para dizer que o povo desta cidade é mal falado, mal visto pelos imigrantes que vem na cidade morar. As características do povo desta cidade é que proporcionam na ótica dos imigrantes, material para que estes julguem o povo da cidade como mal educado. O leitor sabe que em cada cidade o povo tem características que são próprias da cidade, e que as características e o modo de agir das pessoas diferenciam-se de cidade para cidade.

As características do povo desta cidade entre outras é a de ser reservado. É um povo que tem o costume de ficar quieto quando está em público ou de conversar com pessoas que já conhece e, desta forma, manter a sua privacidade. É um povo que não é dado a conversar com estranhos a não ser em caso de necessidade. Este povo também não gosta de receber visitas inesperadas, ou seja, quando alguém quer visitar uma família desta cidade será bem recebido desde que avise antes, que agende a visita e não chegue de surpresa sem anunciar-se ou ser convidado. O povo desta cidade também tem o costume de ser crítico e franco, não pensando duas vezes em reclamar de algo que o incomoda, ou dizer se uma coisa é boa ou má.

Entretanto, as características do povo da cidade incomodam alguns imigrantes que vem trabalhar, estudar ou residir na cidade. Os imigrantes não todos, mas uma grande parcela, dizem que os nativos, ou seja, as pessoas nascidas nesta cidade são mal educadas e antipáticas em razão dos costumes do povo acima descritos. Há imigrantes que não se furtam de exporem seus juízos e dizer que os moradores desta cidade são antipáticos, mesmo estando na presença de nativos. Embora o povo da cidade seja considerado reservado e quieto e seja nomeado como antipático, é um povo que não tem o costume de receber mal seus imigrantes, de falar mal ou julgar negativamente aqueles que chegam à cidade em busca de uma vida melhor.

O povo nativo da cidade não entende e nem aceita as alcunhas a ele dirigido somente porque tem o seu modo próprio de agir, até porque como já foi dito acima em toda cidade seu povo tem suas características, suas peculiaridades no modo de agir.

paulo de jesus
Enviado por paulo de jesus em 15/02/2013
Código do texto: T4140882
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.