Um mundo pequenino

It’s a small world after all, no fim das contas é mesmo um mundo muito pequeno. Na era em que vivemos, as distâncias praticamente não existem. Porém, nem tudo é comunicação nesse pequeno mundo unificado mas ainda cheio de diversidade – ou, ao menos, de pequenas mas significativas diferenças. E ainda bem, pois é a diversidade que dá cor e calor à vida.

Então, eis que chegamos na terra do Tio Sam, mas poderia muito bem ser Tio Pedro. É porque estamos em Orlando, perto de Miami e onde fica o complexo de parques da Disney. Ou seja: muitos brasileiros, mas muitos mesmo. E muitos hispânicos. Tanto que a segunda linguagem é um portunhol americanizado absolutamente ininteligível. Acho que o sonho do Esperanto está tentando se materializar por aqui, mas não creio que esteja em vias de se popularizar. Porque, contrariamente aos objetivos da idealizada língua única, essa nem os americanos, nem os hispânicos nem os brasileiros entendem.

Ainda que seja um mundo pequeno, e que o inglês seja praticamente uma língua universal, a comunicação entre seres de países diferentes é sempre uma incógnita. Falar inglês ajuda, mas não resolve. Pois entre os americanos existem inúmeras pronúncias diferentes, e nosso ouvido pouco habituado a essas sutilezas se confundem e criam situações cômicas.

Foi assim que turista brasileiro perguntou a um passante, em seu inglês trôpego, qual era o caminho para o ponto de ônibus mais próximo. O cidadão falou, gesticulou, indicou com as mãos, fez um tratado de pontos de referência e foi-se embora satisfeito, depois de ouvir o agradecimento do inquisidor que o escutara atento. Porém este, ao se ver rodeado por um bando de colegas-turistas ávidos por informação, disse-lhes em bom português: vamo andá, galera, não entendi uma palavra!

OK, mais para frente deve haver algum brasileiro... it’s a small world, after all.

.......................................................................................

A música "It's a small world (after all)" é uma canção infantil criada pelos irmãos Sherman para a Walt Disney Enterprises em 1964, por ocasião da Feira Mundial de Nova York com o intuito de saudar a Unicef e todas as crianças do mundo. Foi encomendada para que fosse facilmente vertida para várias línguas e cantada como uma ciranda. No Brasil, chama-se "Pequeno mundo" (Há um mundo bem melhor, todo feito pra você...)