Onde nada funciona

Ouvi uma pessoa falar em uma dessas conversas que a gente ouve sem querer, que o Brasil é o país onde nada funciona.
Fiquei pensando sobre aquilo e tentei a todo custo procurar algo que funcionasse com perfeição em nossa terra, algo que pudesse contrapor aquela infame afirmação.
No inicio pensei em nosso sistema eleitoral, onde esta uma das nossas maiores conquistas, com um processo eleitoral eficaz e rápido, fosse o nosso ponto forte, mas não podemos analisar o nosso processo eleitoral apenas no ato de votar e de apurar os votos, mas no período de campanha e ai vem abaixo qualquer possibilidade perfeição.
Pensei na nossa educação, nas melhorias aplicadas nesta área, mesmo reconhecendo-as em projetos como Prouni. Precisei dar o braço a torcer e dizer que nada disso funciona, afinal tem muita gente que não precisa, fazendo faculdade, enquanto muitos daqueles que na teoria eram o alvo, ainda correndo atrás de uma chance no ensino superior.
Pensei em nossas estradas e em nossos aeroportos, e conclui que se tem uma coisa que não funciona aqui é a área de transportes e energia. O primeiro é defeituoso e lento e o segundo é falho, caro e desigual.
Pensei em nossas mídias, elas tinham tudo para funcionar com perfeição, para ser exemplo da algo que funciona neste país, mas que nada, todas defendem o próprio pão e pelo menos uma vez na vida já foram tendenciosas, além de bater muito em cima dos lucrativos entretenimentos deixando de lado a cultura e historia.
Continuei pensando, é impossível que em um país onde muitas coisas acontecem, onde há uma das maiores festas populares do mundo, onde há as mais belas praias do mundo, onde há tanta gente inteligente, que pelo menos não consiga encontrar uma coisa pelo menos que não deixe margem para justificativa de não funcionar, e por incrível que pareça não a encontrei.
Nem o futebol brasileiro é mais o mesmo. Até este não funciona mais com perfeição neste país. Eu vou seguir pensando, vou seguir pesquisando e ainda tenho esperança de que eu consiga encontrar algo que funcione, e juro que quando encontrar eu conto para vocês.
Jonas Martins
Enviado por Jonas Martins em 18/02/2013
Código do texto: T4147202
Classificação de conteúdo: seguro