O Pedro Bial e o Bichinho Vermelho

“Acabou. A união soviética, criada em 1922 como o primeiro estado comunista da história, agora é só isso: História.”

Era 1991. A união Soviética deixava de existir. Com essas propositalmente mnemônicas e impactantes palavras, o jornalista Pedro Bial dava o veredito: Acabou-se o sonho de justiça, de igualdade. O capitalismo vencera. Os comunistas perderam.

Mas será mesmo que o sonho de tanta gente pode ter um fim assim tão sem graça, simples, banal até?

Algumas perguntas se fazem necessárias. (Eu sempre quis escrever isso, juro!)

O muro de Berlim caiu, a união soviética já não existe mais. Ok. Mas e o capitalismo, como vai? Será que podemos chamar de vencedor um sistema econômico que mata centenas de pessoas de fome todos os dias? Olhando as estruturas sociais de países como Serra Leoa e a Nigéria, por exemplo, podemos dizer sem peso na consciência, que o capitalismo vencera?

E aqui no Brasil? Estamos todos satisfeitos com o capitalismo? Pelo menos metade da população está realmente satisfeita com esse sistema econômico desigual?

Deixemos o capitalismo. Voltemos ao comunismo.

Será que o Pedro Bial -O Nobilíssimo apresentador do Big Brother, estava dizendo a verdade quando disse, "acabou" dando a entender que o sonho de igualdade dos comunistas tinha terminado?

Desconfio que o Bial não conhecesse um certo bichinho vermelho!

"Bichinho vermelho?" Calma, já explico. Antes, vamos fazer um teste rápido. Imagine que é noite e que você está andando pelo centro da sua cidade. Você vê pessoas famintas, mal vestidas, deitadas nas calçadas sobre caixas de papelões amassadas. Famílias inteiras vivendo em um beco, brigando com os cachorros por comida encontrada no lixo.

Diante dessas prováveis cenas o que você pensou?

"Por que tanta gente sofrendo?", "Como podemos viver em um mundo tão desigual?", "Por que tantos pedem esmola enquanto outros, altivos, passeiam com seus carrões importados?"

Enquanto imaginava essas cenas, você pensou algo assim?

Sim? Então já é tarde.

Quando você começa a pensar dessa forma, já era. O bichinho vermelho já te mordeu!-Aquele mesmo que o Bial não conhecia.

É um bichinho que se alimenta de justiça social. De luta por igualdade. De defesa dos oprimidos. De amor ao mais fraco.

Talvez esse bichinho vermelho sempre estivesse aí, escondidinho, só esperando a hora para te morder. Agora mordeu. Não adianta querer voltar atrás, impedir. Agora você já é de esquerda. Já percebe as desigualdades, se irrita com elas.

Daqui a pouco vai querer atirar pedra na TV: "Vai mentir assim lá no inferno!" Já posso ver você esbravejando enquanto assiste, com a família, o Jornal Nacional. Os familiares olhando, assustados, com os olhões arregalados. "O que deu nele? Era um menino tão comportado." Ou "O que será que deu nela?", "Deve ser a TPM!"

Mas calma, não se desespere. Não vai adiantar quebrar a TV. Se fizer isso só vai ter prejuízo. Respire fundo. Agora você tem um sonho a seguir. Um ideal a cultivar. -E que nobre ideal!

Comece já a se preocupar com os mais pobres, com os mais humildes. Esta é a sua missão; Se preocupar com os outros.

Mas se prepare para as criticas. Elas virão. De todos os lados. De gente hipócrita principalmente.

Ah, e lembre-se sempre: O sonho não acabou. O Bial é que não conhecia o nosso bichinho vermelho.