O
GOOGLE IMAGEM.

 
"Pastor Silas Malafaia: Somos o Cristiano Ronaldo da Religião.
       ARMANDO LEMES.
 

Depois de ter trabalhado 34 anos em Radio e Televisão do país, confesso que não tenho mais saco, para assistir a grande variedade de porcarias vinculadas atualmente.  Vez ou outra assisto o Jornal Nacional, e, aos domingos faço um esforço para assistir o programa jornalístico da Marilia Gabriela, grande jornalista no SBT. Dias atrás ela entrevistou o Pastor Silas Malafaia. Conheci Silas Malafaia antes da fama, no Rio de Janeiro, quando gravava seu humilde programa dirigido pelo saudoso Benedito Sena, vulgo Bené, na TV Corcovado, hoje CNT, da qual fui gerente por alguns anos. Silas Malafaia e RRSoares são oriundos da mesma época, já naquela ocasião, adversários evangélicos.
 O que me chamou atenção no Programa da Gabi foi a tamanha cara de pau do Pastor Silas Malafaia. A jornalista lhe perguntou, porque só poucos pastores se sobressaem na função de pregar a Palavra de Deus, se inúmeros são os pregadores da Palavra. Sua resposta foi ridícula, senão cômica. -Disse a Gabi, que em qualquer profissão existem os bambambãs, e que Ele; Silas Malafaia,  RRSoares, Valdemiro e Edir Macedo são o Cristiano Ronaldo da religião e daí a justificativa, por se tornarem milionários.
Conheci Silas e RRSoares ainda pobres, quando não tinham dinheiro para pagar um almoço aos seus auxiliares, que trabalhavam na gravação de  seus programas na emissora, da qual eu era o Gerente. Os citados lideres religiosos acumulam uma das maiores fortunas pessoais do país, tudo na base da exploração religiosa, diga-se de passagem oficializado pelas nossas leis, portanto não praticam nenhum delito.
Os evangélicos ricos não conseguem justificar a origem de suas fortunas, a não serem através da arrecadação em nome de Jesus nos seus milhares de templos, alguns dos quais, verdadeiros palacetes, diria até, uma extravagância luxuosa sem nenhuma necessidade.
As igrejas do Pastor Edir Macedo são provas de tamanha suntuosidade. Considerado o mais rico pastor evangélico do país e quiçá do mundo, Edir Macedo que divide sua residência entre Brasil Estados Unidos, é tratado como o papa  da Igreja Evangélica, por seus seguidores, isso no mundo inteiro. Dono de um império empresarial incalculável, incluindo a Rede Record de Televisão e a Record News, distingue-se por ser um bom patrão, que valoriza o seu rebanho de profissionais de televisão, principalmente àqueles que foram arrebanhados na TV Globo, da qual é ferrenho adversário.
O Missionário RRSoares, que deve ter uma fortuna pessoal avaliada em mais de um bilhão de dólares, hoje também virou homem de televisão, possuindo três Redes próprias e uma TV por assinatura, com mais de duzentos mil assinantes. É o famoso pastor que agrega colaboradores a trinta reais mensais para patrocinar seus caríssimos horários nas Redes Bandeirante e Rede TV, no horário nobre.  Diz que seu contrato com a Rede Bandeirante ultrapassa dez milhões mensais, que faz questão de pagar em cash, segundo ele mesmo confessou em uma de nossas reuniões de negócio.
RRSoares se tornou em 2003, empresário de tecnologia, criando no Vale da Eletrônica, em Santa Rita do Sapucaí, Minas Gerais,  a empresa Superior Tecnologia em Radiodifusão LTDA, para produzir equipamentos para Radio e Televisão e para desfrutar os privilégios, que o governo de Minas oferece aos empresários, como a isenção do pagamento de 18 % de ICMS no estado. Também mama na teta do Governo Federal, através do dinheiro fácil do FINEP, que financia a fundo perdido projetos de tecnologia, que muitas vezes nem saem do papel.
Com a Rede TV, O empresário RRSoares mantém um esquema de permuta, onde paga parte de seu programa vinculado na emissora com equipamentos produzidos por sua fábrica em Santa Rita do Sapucaí, Mg. Nesse esquema de permuta aproveita de privilégios, pois quem paga os equipamentos são suas fundações, que são isentas de recolher impostos, por serem privilegiadas sobre recolhimento de impostos, segundo as leis que enquadram templos religiosos no país. Para dar mais ênfase à pregação da Palavra, e tornar mais ágil o seu pastoreio, RRSoares adquiriu um jato particular, segundo informações, por mais de oito milhões de reais.
Muito forte na política, banca campanha de vários deputados federais, senadores da república, tendo dois filhos deputados estaduais, um pelo Rio e outro por São Paulo.
Seu complexo empresarial atinge hoje mais de 30 empresas inclusive duas fundações religiosas, e mais de 2000 igrejas espalhadas por todo o mundo.
Os demais Evangélicos citados por Silas Malafaia, do qual ele se inclui, segundo suas próprias palavras, os mais pobres, que são ele e Valdemiro.
O famoso pastor Valdemiro também tem uma fortuna incalculável, e dá-se ao luxo de ter uma fazenda cinematográfica para descansar nos fins de semana.
Silas Malafaia disse que tem mais ou menos duzentas igrejas evangélicas próprias e franquiadas. Disse receber da igreja 25 salários mínimos de pro labore e que vive na simplicidade, não revelando quem é o dono do patrimônio das igrejas que dirige.
Depois dessas revelações, devo concordar com Silas Malafaia, que realmente esses religiosos são o Cristiano Ronaldo da religião, que se enriqueceram através de dribles e jogadas religiosas extraordinárias, sempre tendo como técnico Jesus Cristo, que lhes mostra o caminho do dinheiro fácil.
 
Santa Rita do Sapucaí, MG 19 de fevereiro de 2013.