Imagem do Google

ONDE ESTÁ O PAI DOS BURROS?

 
           Quantas e quantas vezes ouvimos falar do “pai dos burros”. Desde que me conheço por gente, isto é, ainda na tenra idade ouço falar esse nome. É o que “batizaram” o nosso querido dicionário da língua portuguesa. Hoje trabalho na área de Educação. Trabalhei por muitos anos em empresa privada, e na maioria dos lugares que eram meus locais de trabalho eu mantinha um dicionário. Surgia alguma dúvida em relação à alguma palavra (vale ressaltar que não tínhamos acesso à internet e esta era somente a discada), os colegas sabiam onde eu guardava. Iam lá e consultavam. Era uma bênção de Deus. Quando eu mudava de setor, deixava aquele de presente para eles e comprava outro pra mim.
            O nome correto deveria ser “pai dos inteligentes” porque são estes que fazem uso do mesmo. Hoje se está na frente do computador, faz essa consulta na internet. Mas se está longe, temos que recorrer ao nosso velho amigo e tirar nossas dúvidas.
            Quem consulta o dicionário? O burro não está nem aí se vai escrever correto ou não. Não há interesse nele em aprender. O inteligente que faz uso dessa ferramenta abençoada. Disse isso algumas vezes para alunos.
            Quando ouvirmos alguém chamar de “pai dos burros” um material tão valioso como o dicionário, vamos defender de unhas e dentes e fazer a pessoa entender que este nunca foi pai dos burros, mas sim, “pai dos inteligentes”.

(Christiano Nunes)