O jegue e o julgar

Há histórias e estórias que chegam ao nosso conhecimento através de Contos, crônicas, textos diversos e algumas dessas nós presenciamos. Todas elas têm sempre algum proveito: lições de vida, reflexões que ajudam para o nosso crescimento e, muitas vezes, fazem-nos emergir das fraquezas e misérias humanas. Foi-nos relatado que, certa vez, um a família composta por um casal e um filho de 10 anos possuíam um pequeno burro. Moravam numa região montanhosa, sitiada de aldeias como nas regiões palestinas. Certo dia, resolveram sair para conhecer a região pátria, para trabalhar e conhecer o mundo. E lá se foi a família com o seu burro... Iam atentos, observando tudo e todos por onde passavam.
Ao passar por um povoado, todos comentaram: - “Veja que menino mal-educado; em cima do burro, e os pobres pais, puxando as rédeas.”
Então, a mulher disse a seu marido: “– Vamos permitir que essa gente fale mal do menino? E o marido resolveu. Tirou o menino e subiu ele no lombo do burro.
E no segundo povoado, todos murmuraram: “– Veja que tipo sem-vergonha! Vai bem cômodo em cima do burro, enquanto a mulher e o filho vão puxando as rédeas.”
Então, tomaram a decisão de colocar a mulher no lombo do burro, enquanto pai e filho puxavam as rédeas. E ao passar pelo terceiro povoado, todos comentaram: “– Pobre homem! Depois de trabalhar o dia todo, ainda tem que levar a mulher sobre o burro. E pobre filho o que espera dessa mãe!”
Entraram então num acordo e decidiram subir os três no lombo do burro para começar novamente sua peregrinação.
Ao chegarem no povoado seguinte, todos comentavam: “– São mesmo uns bestas. Será que não vêem que podem quebrar a coluna do animal! “
Por último, decidiram descer os três e caminharem junto ao burro. Porém, ao passarem pelo povoado seguinte, ouviram todos sorridentes dizerem: “– Vejam só estes três idiotas: caminham quando têm um burro que poderia levá-los!”

Conclusão: Sempre vão criticá-lo, falando mal de você. Será difícil encontrar alguém que concorde com suas atitudes.
Então, viva como gosta! Faça o que lhe diz o coração! Faça o que sente que deve ser feito! A vida é uma obra de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, sorria, dance, ame, perdoe e siga em frente! Viva intensamente todos os momentos de sua vida que é muito preciosa. Viva-a antes que fechem as cortinas e a obra termine sem aplausos!
Juraci da S Martins
Enviado por Juraci da S Martins em 23/02/2013
Reeditado em 17/04/2013
Código do texto: T4155160
Classificação de conteúdo: seguro