A imprudência de torcidas organizadas

A violência no futebol consequência de torcidas organizadas é um problema sério em nosso país. As torcidas do Corinthians e do Palmeiras vivem se matando. Em Goiás as torcidas do Vila Nova e do Goiás vivem em clima de guerra. Em outros estados, o problema é o mesmo entre as maiores torcidas.

Aqui em Goiás em dia de jogo do Vila e Goiás, a Polícia Militar precisa fazer a escolta de cada torcida até os terminais de ônibus coletivos para evitarem brigas. Mesmo assim um torcedor foi morto dentro de um ônibus por outro torcedor que passou atirando.

Na quarta-feira passada (21-02-2013) o Corinthians estava em Oruru, na Bolívia, para enfrentar o San José, pela Taça Libertadores da América. O jogo estava empatado em 1 a 1, e a bola ainda rolava no 1º tempo, quando um sinalizador naval atingiu em cheio o rosto de Kevin Beltran Espada, de 14 anos, torcedor do San José.

A morte de Kevin foi confirmada por autoridades policiais. 12 torcedores corintianos foram presos, sendo 02 responsáveis pelo disparo do sinalizador e 10 como cúmplices. Aqui no Brasil o jovem H.A.M, de 17 anos se apresentou na Vara da Infância e Juventude de Guarulhos confessando ter lançado o sinalizador naval que matou o jovem boliviano. Mas não basta confessar, é preciso ter testemunhas e provas materiais. A Polícia boliviana deve analisar as imagens de vídeos geradas no estádio.

Conforme a delegada boliviana Abigail Saba, responsável pelas investigações, a confissão do menor não garante a inocência dos acusados, e descarta usar o depoimento do jovem no inquérito. “Como o jovem saiu da Bolívia? Com que ajuda? Há várias interrogações que têm de ser esclarecidas em Oruro. As autoridades não têm de levar em conta provas produzidas em outro lugar. Quem garante que este garoto não foi pressionado?” Disse a delegada.

Este crime não vai ficar impune, e ainda vai gerar um imbróglio jurídico entre os dois países. A Justiça da Bolívia vai decidir se foi um homicídio doloso (com a intenção de matar) ou culposo (sem a intenção de matar). Os 12 presos estão com as vidas complicadas. O Corinthians ainda vai ser punido pela Conmebol. Uma situação que poderia ser evitada, se as torcidas organizadas fossem realmente organizadas, e proibissem as atitudes irresponsáveis de seus torcedores, principalmente menores.

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 25/02/2013
Reeditado em 28/02/2013
Código do texto: T4159320
Classificação de conteúdo: seguro