desabafo

A tristeza se abate sobre uma cidade perdida no mapa! Lembro-me que no curso ginasial tinha dois amigos que foram morar no Rio Grande do Sul – em Santa Maria da Boca do Monte. Eles estavam certos ou criaram um apelido para a cidade de Santa Maria? Eles voltaram 2 anos depois e contavam maravilhas da cidade, onde a paz e a tranquilidade eram uma constante. Volto a ter notícias da cidade da maneira mais triste possível – uma boate com o nome de Kiss tinha acabado de matar mais de 230 pessoas, a maioria de jovens; o verdadeiro “beijo da morte”. Hoje volto a ler notícias de que o advogado do proprietário pediu a prorrogação da prisão para melhor apuração das causas do trágico acidente. O que sei é ter chorado pelos mortos do circo de Niterói, pelos mortos das tragédias das enchentes, a agora pelos mortos da boate. Nunca se pede vingança, mas justiça, para que as coisas não se repitam. O povo chora por Carmen Miranda, Francisco Alves, Leila Diniz, Getulio Vargas e por tantos outros, até por Carlos Gardel, mas a dor da morte desse povo de Santa Maria é mais do que uma dor; é uma dor coletiva, que nos tira a alegria de viver. Chora-se também, pelas criancinhas “esquecidas” pelos pais dentro de carros fechados...As reticências têm o simbolismo de uma dor que não termina e a certeza de que, ao chegar o esquecimento, a vida nos pregará novas peças, como o jovem morto semana passada num campo de futebol. Desculpem o desabafo!