GRUPOS FAMILIARES AL-ANON



     
Entre os diversos problemas que afligem a família no seu dia-a-dia encontramos o alcoolismo. 

      É o alcoolismo, sem dúvida, a mais devastadora e destruidora força que este mundo já conheceu. Ele não somente destrói todos os valores humanos, como tem sido desde o dia em que foi inventado pelos egípcios, milhares de anos antes do nascimento de Cristo, a causa de mais dores, mais problemas, mais sofrimentos, mais mortes, mais crimes, mais pobreza do que qualquer outra coisa. Todos sabem que o alcoolismo é destrutivo e tem causado muitos problemas e aborrecimentos, mas a maioria das pessoas desconhece completamente o que é o álcool e quantos alcoólatras existem.

      O alcoolismo é, sem sombra de dúvida, uma doença progressiva, portanto as pessoas que têm problemas com o álcool e continuam bebendo, conseqüentemente irão piorar. E sua piora será nos aspectos físico, mental, emocional e espiritual.

     O alcoolismo é uma doença tão mal compreendida que, mesmo hoje rm dia as famílias dos alcoólatras a escondem, a encobrem. É preciso que esta doença seja melhor entendida e que as pessoas parem de esconder,  encobrir e proteger o alcoólatra, porque a única maneira pela qual se pode esperar que uma doença seja superada é compreendendo-a e trazendo-a à tona.

        O Alcoolismo é considerado ”a doença da família”. Cada alcoólatra prejudica no mínimo 4 a 5 pessoas na sua família, como também amigos e colegas de trabalho.
Para o familiar ou amigo se recuperar dos eefeitos da doença dp alcoolismo existem programas de recuperação e entre eles está o AL-ANON.

       O Al-Anon é uma irmandade de parentes e amigos de alcoólicos que compartilham sua experiência, força e esperança, a fim de solucionar os problemas que têm em comum. Nós, membros da irmandade, acreditamos que o alcoolismo seja uma doença que atinge a família e que uma mudança em nossas atitudes possa ajudar na recuperação.

       O AL-ANON é um programa espiritual, não está ligado a nenhuma seita, religião, movimento político, organizaç ao ou instituição; não se envolve em qualquer controvérsia, nem endossa ou apóia qualquer causa. 

       Não existem taxas para ser membro. O AL-ANON é auto-suficiente, graças às suas próprias contribuições. 

O AL-ANON tem apenas um propósito:prestar ajuda a familiares de alcoólicos. Fazemos isso, praticando os 12 passos, acolhendo e proporcionando alívio a familiares de alcoólicos, bem como compreendendo e encorajando o alcoólico.
A Mensagem dos grupos familiares AL-ANON é uma mensagem de esperança É a história de homens, mulheres e jovens que se sentiam desesperados,perdidos e sós, por causa do alcoolismo de um ente querido. Hoje, esses homens, mulheres e jovens têm coragem e confiança. Encontraram amigos que os compreendem. Aprenderam coisas simples que podem ser feitas para ajudar a si mesmos e que, indiretamente, podem ajudar seus parentes alcoólicos, entes queridos e amigos, quer estejam sóbrios ou não.

      O Alateen, grupos Al-ANON para membros jovens, é parte vital do programa dos grupos familiares AL-ANON. Os jovens, procurando ajuda para resolver problemas que surgem, quando o alcoolismo afeta seu pai/mãe ou outro parente próximo ou amigo, reúnem-se para trocar experiências e adquirir entendimento do alcoolismo. Isso os ajuda a evitar que suas próprias vidas e desenvolvimento pessoal sejam profundamente afetados pela convivência com um alcoólico.

       É inacreditável que em fins do século XX, a sociedade, de um modo geral, continue alimentando o preconceito, o estígma, contra o alcoólico e seus familiares que admitem a sua impotência perante o álcool e seus efeitos e ingressam nas irmandades AA, AL-ANON / ALATEEN.

      Se você não tem problemas com o álcool, dê graças a Deus e faça uso do mesmo, mas se você tem problemas com o álcool evite o 1º gole para o seu próprio bem e da sua família.

      Acreditamos que o conhecimento do Programa do AA, AL-ANON e ALATEEN por profissionais como médicos, psicólogos, professores, policiais, juízes, advogados, membros do clero, enfim por todos que lidam com o povo seria uma grande ajuda para as famílias e conseqüentemente para a comunidade.
Para conhece-los basta assistir à reuniões abertas, ler nossa literatura e todos estão convidados a visitar um grupo de recuperação.

      O grupo de AA funciona à rua Pedro Pereira de Lucena s/n às quartas-feiras e sábados às 20:00 horas e o do Al-ANON no mesmo endereço às sextas feiras às l9: 30 horas. Você gostaria de se juntar a nós? Não tema, você vai obter conhecimentos que o(a) ajudarão a lidar com um dos problemas mais difíceis de nossa comunidade.

       Não hesite, procure-nos. Há grupos de AA em quase todas as cidades do Cariri e de AL-ANON em Crato, Muriti, Juazeiro, Milagres, Mauriti e Palestina. Vamos todos juntos tentar salvar as famílias dos desajustes causados por esta doença*


Com som em :
http://www.marineusantana.recantodasletras.com.br/
visualizar.php?idt=416123



*Conteúdo levado ao ar, através da Rádio Sul Cearense com a finalidade de atrair familiares de alcoólicos para as reuniões do AL-ANON quando este Programa existia em Brejo Santo.O preconceito afastou os membros e o grupo está fechado.