Amor Ágape

Já se falou tanto sobre o amor. Escritores, poetas, religiosos, políticos, cientistas, psicólogos, sociólogos e tantos outros ocuparam tempo para falar desse sentimento que se acha implícito e explícito em cada ser dotado de inteligência e de um coração que pulsa e sente as reações e emoções diversas e adversas que nos circundam. Por razões ou instintos naturais. Deus ao criar a humanidade, brindou-a, fazendo-a a sua semelhança, aproximando-nos de seu ser: razão, sentimentos, raciocínio, liberdade, criatividade e no mais nobre sentimento, o “amor”.
Há, no entanto, muitos amores e formas de amar... amor de pai, amor de mãe, amor de irmãos, amor heros, amor ágape, amor ao trabalho, amor a natureza etc. Deus, no entanto, quer ter prioridade nos nossos amores, como nos revela no primeiro e maior de seus mandamentos: “Ama teu Deus sobre todas as coisas, e a teu próximo como a ti mesmo. Esse é um mandamento sempre novo e indispensável e é para todos os tempos, para todas as pessoas e é através dele que os humanos poderão chegar a plenitude da felicidade, pois o amor é passivo, compreensivo, paciente e misericordioso. Quem ama, enxerga primeiro as virtudes; valoriza-as e amplia-as.”
Quem ama perdoa com facilidade...
Quem ama não se cansa de ajudar...
Quem ama cresce, ajudando o outro a crescer...
Quem ama se promove, promovendo o outro...
Quem ama ensina o caminho para o sucesso que obteve...
Quem ama não acusa, mas compreende e ajuda...
Há no episódio do paralítico, descrito na Bíblia: Ao ver o pobre paralítico diante de si, Jesus limitou-se a dizer: “Filho os teus pecados te são perdoados.” Bastou Jesus ter falado isso para o ambiente se encher de uma portentosa inquirição. Jesus então fez a seguinte pergunta: “o que é mais fácil dizer, os teus pecados te são perdoados", ou dizer: “levanta-te e anda"!?” Isto nos mostra que é mais difícil perdoar que realizar o milagre da cura pela fé. Por toda a parte encontramos pessoas que manifestam o seu amor através de atos ou ações dignas de admiração e imitação. São, na verdade, reflexos do amor de Deus nas pessoas que, imbuídas das virtudes teologais, colocaram-se a serviço dos demais sem medir esforços, porque nelas o amor fala mais alto, a esperança renasce a cada momento e a firmeza e constância têm base na fé e na palavra de vida que é encontrada no mistério da encarnação, vida e ressurreição de Jesus.
Juraci da S Martins
Enviado por Juraci da S Martins em 02/03/2013
Reeditado em 17/04/2013
Código do texto: T4167377
Classificação de conteúdo: seguro