A NOTÍCIA E HÁ NOTÍCIA
 
 
Alguns meios de comunicação, ainda retrógados, buscam no alarme geral obter audiência e notoriedade. Fazem um alarme onde não há nada. E quando deveria fazer se calam, muitas vezes por fazerem parte da lista mensal do provocador da notícia, entendeu? Se não, vai ficar sem entender!
Quando é um pobre, negro, favelado, que matou alguém a manchete é por completa desgraçada: “chico preto, matador cruel, deu inúmeras facadas em uma simples dona de casa, por prazer de matar!”. Veja que não foi poupado o ato e nem o criminoso. Agora veja a mesma notícia quando um rico, branco, por motivo fútil e torpe cometeu o mesmo delito: “o atleta, Pistorius, é suspeito de homicídio no qual foi vítima sua namorada, a qual veio a óbito por receber quatro projeteis de arma de fogo!”. Deu pra perceber a diferença? Quase nada! Ambas as notícias dão conta da morte de um ser humano, porém, seus causadores são pessoas de distinta condição financeira e social.
O pior não é o que foi relatado, mas o que estar por vir. Quando não se tem o que noticiar procura-se algo para manter a audiência, não se importando com a vida de quem quer que seja, “vá-se os anéis, o que importa é que fiquem os dedos”. Se você por um acaso da vida, injustamente, for motivo de manchete está ferrado, terá que ter muita cabeça e controle para de fato não se tornar um criminoso. Em outras palavras, após ser injustiçado a vontade que se tem é de pegar um desses propagadores da calúnia e difamação e arrancar-lhe as unhas uma a uma, que nem os terroristas fazem no Oriente Médio. Mas nem assim compensará o que você sofreu.
A notícia deve ser repassada aos quatro cantos sim, porém, deve se ter a responsabilidade de verificar a sua veracidade, caso assim não aja o propagador pagará por seus crimes, no plural mesmo, porque uma vez propagada a inverdade dificilmente será revertida. Sobre esse tema, conheço um bandido que travestido de radialista está bem encrencado, além de falar inverdades, e publicar numa porcaria que ele chama de blog, falsas notícias do seu desafeto, de forma proposital e leviana, com a única vontade de denegrir a imagem daquele que vai lhe colocar na cadeia.
Há notícia quando há fatos, seja boa ou má notícia, mas como é derivada de um fato e se importante for que seja divulgada. “Notícias” que não interessam a ninguém ou somente a um grupo restrito não é notícia, é armação. Dias atrás, um senhor ator veio a óbito e foi a manchete de ponta de um famosos portal. Dizia que fulano aos tantos anos havia falecido em face de complicações renais etc. aberto os comentários, um leitor postou: “quem era esse senhor? Qual sua importância na sociedade para a notícia da sua morte? Quais serviços relevantes ele prestou à sociedade? Sinceramente...”. Dei boas gargalhadas das perguntas inquisitivas. Certas vezes a mídia querendo tirar atenção de um fato tenta “empurrar” algo para tirar nossa atenção, mas dessa vez não deu certo, em pouco mais de trinta minutos colocaram outra notícia no lugar daquela.
Quando você for “crucificado” por um desses veículos de informação e tiver seu nome, sua honra maculados, não vos desespere, existe dois Poderes que visitarão o servo do satanás, o primeiro é o Poder Judiciário, que muito tem condenado canalhas a pagarem por seus crimes (não vale para condenações arrumadas), e ainda vai fazer muitos outros. O outro Poder é o Divino, desse ninguém escapa, não adianta falar meu deus, dizer que é inocente, dizer que foi por engano etc. mesmo porque, Deus não deixa o culpado por inocente.
Por fim, não querendo influenciar na sua vida, muito menos nas suas decisões, toda vez que você se deparar com uma notícia “cabeluda” ou que atinja de forma mortal a vida do outro procure entender o motivo da notícia, o que há por trás daquela notícia, qual o seu objetivo, por exemplo: “em decorrência da grande estiagem ao que parece o arroz vai subir de preço, está difícil de manter os preços atuais”, esta notícia foi dada num grande jornal da TV, aparentemente não tem nada de mal, mas com certeza após seu anúncio o arroz subiu de preço. Viu como por trás da notícia tem interesses? Seja um crítico e não “uma Maria vai com as outras”. Agindo assim, você verá a notícia e se de fato há notícia.