A PONTE

Era uma vez uma vaca

Chamava-se Vitória

Atravessou a ponte

E acabou a história

Acho que essa sequência de quatro versos forma a história mais curta que ouvi nos idos tempos em que meus ouvidos, até então, só davam atenção àquelas longas histórias que minha mãe ou a avó contavam nas noites que não havia luz elétrica na velha casa de madeira.

Pois num belo dia, eis que um cara, para brincar comigo, me vem com esta: Era uma vez uma vaca. Chamava-se Vitória...

E ficaria para sempre na minha cabeça, porque a história tem a sua graça. Curta e rasteira, deixou-me surpreso.

A graça mesmo estava nas histórias longas, que era a moda da época.

Mas o tempo foi passando, as coisas mudando, o mundo se transformando. Hoje parece que as pessoas não têm mais muito tempo para escrever ou ouvir longas histórias.

E as histórias curtas vão tomando o lugar das histórias longas. Contos, poesias, crônicas, os textos são mini ou micro.

Queremos ser escritores, queremos ler cada vez mais. Mas o tempo é sempre curto e precioso. A solução é partir para os textos sucintos, mais curtos possíveis.

Se aquela ponte era longa ou curta, não sabemos. Mas imagino a vaca andando sem pressa para o outro lado, onde o pasto deveria ser mais verde e pelo qual poderia descer para beber a água pura do rio.

Pra que pressa? Vamos fazer como a vaca, andando devagar, porém sem parar no caminho, sem voltar atrás. Assim, chegaremos aonde queremos chegar; em outras palavras, assim escreveremos nossa história.

Egon Werner
Enviado por Egon Werner em 04/03/2013
Código do texto: T4171562
Classificação de conteúdo: seguro