Que vergonha do mundo

Foi principalmente pela forma idealista dela se portar que Estanislau se apaixonou por Ksenia. Casaram-se, porém, com o tempo, o eclipse dos ideais acompanhou o da beleza . Um dia, Waclaw não aguentou e avisou Estanislau: “Tua mulher tá te traindo”. Mais que inadmissível, isso parecia simplesmente impossível, mas o amigo insistiu: “Com o Jarogniew, toda terça, logo depois que você sai pra trabalhar”. Mesmo sem acreditar, Estanislau, na terça, fingiu que ia trabalhar, mas escondeu-se no armário.

Ao final da tarde, contou: “Você tava certo, Waclaw: esperei dentro do armário e lá veio o Jarogniew. A Ksenia olhou pra ele e tirou a blusa; caiu aquela pelanca que chegava perto do joelho; aí ela fez um olhar meio daqueles, sabe, e tirou o soutien. Waclaw, meu amigo, que coisa: caiu peito que quase cobriu a pelanca da barriga. Eu olhei aquilo, e pensei, meu Deus, meu Deus, que vergonha, que vergonha isso, Waclaw, que vergonha que eu fiquei do Jarogniew”.

Não passaria de mais um blog atacando algum governo, fazendo denúncias, colocando o dedo na ferida, semelhante aos milhares (milhões, quem sabe?) que pululam pelo mundo. Não passaria, se a blogueira não fosse Yoani Sánchez, uma cubana que mora na Ilha e, de lá, com a ajuda de um velho computador e de muitos amigos, dispara torpedos sobre a tirania castrista. O governo dos então heróis de Sierra Maestra e de seus continuadores está muito longe de ser democrático e o tratamento aos dissidentes não é dos mais exemplares. Nesse contexto, Yoani faria sucesso mesmo que seu texto fosse fraco, pois é sua atitude que é o diferencial.

Ela vem ao Brasil e o que faz nossa esquerda com apoio de altos escalões do governo federal? Organiza manifestações mal educadas em cada lugar que a blogueira visita. A velha cantilena de chamar toda e qualquer pessoa ponderada de agente da CIA, como fizeram com um dos ícones do PT, Eduardo Suplicy, prática ridícula e aposentada há dezenas de anos, é ressuscitada e os “militantes” mostram claramente o que querem: aceitar apenas a livre manifestação que elogia seus pares e calar o bom senso. Sem bom senso, transformaram a cubana em fenômeno. Encantada, ela agradece.

Igual a Ksenia, a esquerda, antes tão cheia de ideais, ficou feia e trai. E nós ficamos com vergonha do mundo.