À Dilma Roussef

Ilustríssima Presidenta (e), confesso cá ter pensando em escrever para o presidente anterior a vossa senhoria, porem o gosto dele por churrasco e cerveja, alem do Corinthians, desestimulava-me, o que tornara a escrita cansativa desde a primeira linha. Desisti. Agora, com a senhora presidência, mulher como eu, sinto-me mais a vontade, apesar de termos muito pouco em comum, visto que somos de épocas e criações diferentes. Tentarei aqui ser amiga, pois não sou eleitora, votei em outra candidata, com a qual identificava-me sobremaneira. O que não quer dizer que não goste da senhora, muito pelo contrario, quis poupá-la de tamanho trabalho.

Bem, entendo sua linha dura, sua cara de poucos amigos, este semblante de mãe durona, mas como mãe, que também sou, sei que ai dentro de seu peito, mora um grande coração, onde ainda cabe ate meu conterrâneo Sarney. É amizade, entendo isso. Mas não quer dizer que eu aprove o que a filha dele faz aqui no Maranhão... alias, deixa de fazer.

Assim como a senhora administra um pais, também eu administro uma casa, guardada as devidas proporções evidentemente, sei da dificuldade de cuidar dos nossos.

Tenho 3 filhos em idade escolar, mas não os coloquei em colégio publico. Claro que não desacredito do ensino oferecido pelo governo, muito pelo contrario, pela quantidade de alunos fardado nas ruas, imagino que as aulas de campo devem ser inúmeras, o que fomenta mais ainda o conhecimento em nossos alunos. Além dos professores, que pela quantidade de caminhadas pelas ruas a gritar o nome de nossa amada governadora, devem estar felizes e comemorando, tudo é festa!

Mas as vagas são sempre menores que a demanda e sou obrigada a colocar meus filhos em colégio particular, o que custa-me uma boa parte de meu salário. Gostaria então de saber se ha a possibilidade da senhora ajudar-me em tal situação, fazendo um deposito mensal, ou oferecendo-me bolsa integral em algum colégio próximo, visto que as escolas que ficam mais longe, custar-me-iam o transporte escolar.

Evidente que acho o transporte coletivo de altíssima qualidade, mas confesso que as condições das ruas, todas esburacadas, atrasam o coletivo. A rua esburacada é culpa do excesso de carros nas ruas, pois a ilustríssima senhora fez cair os juros, facilitando a aquisição de bem tão precioso. Culpa dos motoristas que não conservam nosso bem publico, alias, as pessoas de modo geral são bem mal educadas.

Ah, minhas crianças tem adoecido de vez em quando, e infelizmente não tenho podido pagar plano de saúde. Claro que os hospitais são ótimos, tenho um pertinho de casa, mas confesso ter certa dificuldade em permanecer 8 horas em uma fila para atendimento de emergência. Temos aqui no Maranhão uma central de marcação de consultas, mas minhas crianças não podem esperar 3 meses para consultar-se. Sei que não é culpa sua, ate porque as verbas para a saúde publica chegam aqui, mas são mal administradas. Acredito que ai em Brasília tudo seja perfeito, que o serviço público funcione e que a senhora, caso precise, seja atendida rapidamente, né?!

Não?!? Ah, a senhora tem plano de saúde.... é, imaginei.

A senhora entende a aflição de uma mãe e com certeza poderá ajudar-me neste caso também, providenciando um plano para minhas crianças, são todos menores de idade, então o plano de saúde é mais barato. Poderia fazer até um plano familia, onde eu seria incluida, pois preciso consultar-me. Sabe, consultas de mulher... Já tive muito filhos e preciso fazer a tal "esterealização" (não sei se é assim que escreve). Lá no posto de saude pertinho da minha casa, eles dão camisinha, mas eu não sei usar, não gosto e meu marido disse que não precisa... Não tenho medo de engravidar de novo, pois sei que a senhora poderia me ajudar muito com o bolsa familia... Apesar de não ser mais beneficiada programa. Tem uma colega minha, que já engravidou de novo, esperando o bolso família. Evidente que ela receberá o beneficio, mas o meu foi cortado porque não consegui matricular meus filhos no colégio publico, que alem de maravilhoso, ainda oferece lanche. Sei de suas boas intenções com a continuidade desse programa, inclusive estou pensando em ter outro bebe e poder receber o auxilio leite que é distribuído nos postos de saude. Deus esta comigo e tudo dará certo.

O governo disse que vai fiscalizar se as familias exploram os filhos, se os colocam pra trabalhar... o tal trabalho infantil... Eu nao concordo com isso, acho que criança tem que estudar mesmo, mas sem o colegio oferecido de graça, tendo que pagar a mensalidade do particular e agora sem o bolsa familia, sou obrigada a levar minhas crinaças comigo pro serviço... Eles nao trabalham, vez ou outra ajeitam uns papeis, me ajudam na limpeza, mas nada pesado. Se eu deixar em casa, eles vao pra rua, brigam e tudo o mais, e eu nem posso puxar a orelha, senao vira agressao, maus tratos. Mas caso ocorra deles virarem marginais ou traficantes, por eu nao poder sequer falar um pouco mais alto, por de castigo ou puxar a orelha, acredito que a senhora, sendo rica, famosa, importante e boa educadora, vá cria-los para mim. Deixe que me visitem na cadeia, é so o que peço.

O programa Luz para todos, beneficia muitas pessoas, mas não chegou em minha casa, ainda passamos dias à vela. Sei de suas boas intenções junto ao governo de nossos estado, então pergunto: quando chegará aqui o programa? Imagino que a senhora deva ter luz em casa e não precise ficar lento com o lampião ao lado e nem correr pra comer tudo o que tem na geladeira, quando falta luz e leve 3 dias pra chegar de novo. A senhora não sabia? Pois é, aqui no maranhão ainda acontece dessas coisas. Sei que agora sabendo disso, providenciará que o programa seja aplicado, porque o nosso governo do estado não tem ajudado. O prejuízo só não é maior, porque normalmente a geladeira ta vazia.

Falar em geladeira, a minha anda tal qual piscina, só tem água. Soube outro dia que umas primeiras-damas colocam a lista do supermercado delas na lista de compra do lanche escolar das crianças lá em Alagoas. Minha lista é bem modesta, sem vinhos e aquelas coisas caras que elas comem, então gostaria de saber se seria possível colocar minha listinha também, caso eu posso, enviarei para a senhora a lista pelo correio, demora um pouco, mas chega. Não envio por email, porque aquele programa de internet para todos, baratinho, ainda não chegou aqui, mas tenho fé em Deus que ate a sua reeleição ele já esteja a pleno vapor.

O bolsa gás é o melhor de todos, apesar de pouco utilizar, sempre tenho gás, o meu dura meses, pois a comida é pouca e quase nunca temos o que cozinhar. Ate porque o gás tá pela hora da morte. Ficou engraçado né?! Gás, hora da morte, lembrei do bueiro que explodiu... rsrs. Mas a culpa não é de vocês do governo, é do taxista que passou em cima do bueiro, tolo demais... E ainda queria por a culpa nos outros!

Minha esperança agora é a abertura do Restaurante Popular que será implantado aqui no Centro da cidade. Ja tem alguns meses que vejo a placa, o galpão, mas ainda não abriu. Soube ate que as verbas chegaram, que ja era pra esta aberto ha meses e que roubaram o dinheiro. Não pude acreditar nisso, seu governo tem sido muito honesto nesses dias, com certeza é coisa do governo do Maranhão, alias a filha de seu amigo não é boa bisca não... Ela colocou uma placa imensa no galpao, com o slogan "Governo do Maranhão, de volta ao trabalho"... Ela achava que o antigo governador não fazia nada e o cassou, alias, ele morreu por esses dias... Soube ate que houve um batucar de tambor la pros lados do Calhau (bairro nobre da cidade, à beira do mar, onde ha mansoes e casa de figuras importantes...).

Tem gente que ainda fala que a senhora nao faz nada, imagine... com certeza serei atendida em minhas preces. Estou aguardando resposta heim...

Soube que a senhora sofre ainda com os traumas dos porões da ditadura, assim, deixo meus votos de melhora pra suas dores crônicas. Tenho orado por sua saude...

Vai desculpando qualquer coisa.

Que Deus a leve...

o quanto antes!!!

Sua serva, Polyana Amaral.

Obs.: Este texto é ficção. Qualquer semelhança é mera coincidência!

Esta não é minha realidade, mas é realidade de muitos brasileiros, não somente de maranhenses.

*Inspirado em texto de Ricardo Vichinsky