A MULHER QUE EU LOUVO

"Enganosa é a graça, e vã, a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa será louvada." ( Provérbios 31:30. )

Todos os anos a história se repete. Mal inicia o mês de março e minha caixa de recados fica lotada de pedidos e cobranças para uma "Homenagem especial às mulheres". Talvez pelo fato de há tantos anos promover uma ampla exaltação poética aos mais encantadores atributos femininos, eu acabe atraindo para mim uma grande expectativa no sentido de que faça coro às incontáveis vozes que no dia 08 de março elevam o nome "Mulher" ao pedestal mais augusto dos aplausos e dos holofotes.

Lamento, porém, ter mais uma vez que desapontar os que de mim esperam tal postura, mas meu compromisso com a consciência que me guia não me permite ultrapassar as fronteiras de uma ética que eu mesmo me imponho.

Todavia (também como faço todos os anos), estou disposto a explicar com o máximo que me for possível de brevidade, as razões pelas quais não me uno aos bajuladores de plantão.

Todos somos sabedores da marcante história que deu inicio ao 08 de março. O exemplo trágico daquelas mulheres martirizadas não pode e nem deve ser esquecido por aqueles (que como eu) são favoráveis ao respeito e à inclusão da mulher no contexto da plena cidadania.

Entretanto, o argumento da data acabou sendo absorvido por ativismos oportunistas, dentre os quais eu incluo o feminismo (com sua bandeira de competição sexual) e o politiquismo (com sua estratégia de falso apoio à mulher, visando repercussões positivas nas urnas).

O avanço dos efeitos mercadológicos que a data proporciona também serviram para remover qualquer vestígio de pureza e sinceridade do evento e hoje ele nada mais é do que mais uma data a serviço do lucro insaciável da burguesia empresarial, tal como já ocorre com o dia das mães, a páscoa e o natal.

Mas eu também tenho um outro aprofundamento a fazer sobre o tema e que, confesso, me incomoda bem mais que os anteriores.

Eu sei o que é uma mulher de valor. Fui gerado e criado por uma mulher simples, nordestina, batalhadora, que educou quatro filhos homens, com a mais absoluta honra. Posteriormente casei-me com a mais linda e completa de todas as filhas de Deus, com quem tive um casal de filhos e formei uma linda família. Portanto, falar de mulheres especiais é algo que me deixa profundamente a vontade, pois tenho conhecimento de causa e vivência prática nesse sentido.

Tenho, porém, em função disso, repulsa ao discurso que generaliza as mulheres nesse dia, como se todas fossem iguais e dignas da honra que só uma mulher valorosa seria merecedora.

Não posso incluir na vala comum da hipocrisia e da bajulação mulheres sérias, honestas, trabalhadoras, que amam seus filhos, que honram seus lares e que iluminam o mundo com outras tantas que não são dignas sequer da designação "mulher".

Quando leio no dia de hoje frases que iniciam dessa forma: "Toda mulher...", já sou automaticamente invadido por um sentimento de plena repulsa, pois a dignidade do aplauso é conferido somente a quem dele faz jus. Eu aplaudo a batalhadora mulher do meu país, que vive semi escravizada e esquecida. Aplaudo as mães dedicadas, que abdicam de suas próprias vidas para zelar em torno do bem estar de seus filhos. Aplaudo a mulher humilde, que junto a seu marido luta dignamente pelo sustento de sua família. Essa mulher não trabalha fora para provar que é mais competente que o homem, pois sua mente e seu coração estão acima desses debates imbecis e infrutíferos. Ela trabalha para cooperar com seu companheiro e para proporcionar melhores dias aos seus filhos. Meu aplauso vai para as sofridas mães que em zonas de guerra, tentam proteger seus filhos dos bombardeios assassinos. Meu aplauso vai para a mulher de caráter, que não aborta uma vida inocente, mesmo que tenha sido alcançada pelo resultado de um ato inconsequente. Meu aplauso vai para a mãe de família que instrui seus filhos nos caminhos de Deus, que não está preocupada com as imposições da moda, com bolsas e sapatos ou com a sensualidade do corpo, pois preferem dedicar suas energias a cumprir duas das mais sublimes missões que existem sobre a Terra: a de mãe e a de esposa.

Eu aplaudo você mulher que não se deixa vencer pelas pressões do chamado mundo moderno, que têm desfigurado a natureza feminina, impondo pensamentos e posturas típicos do universo masculino, como, por exemplo o hábito do alcoolismo, a infidelidade conjugal, o apego a farras noturnas e o discurso inútil de um suposto "combate à supremacia dos homens". Meu louvor vai para a mulher que entende seu papel complementar em relação ao homem, pois Deus não nos fez dentro de uma escala de importância ou valor, mas nos deu papéis específicos para serem desempenhados na cena da vida e que a tornam linda justamente pelas características específicas e próprias de homem e de mulher. Portanto, eu aplaudo a mulher-mulher - tão rara em dias atuais.

Mas me recuso a bater palmas e promover homenagens a quem não faz jus a esse reconhecimento e que por meio de uma degradação contínua, vem denegrindo e distorcendo a natureza, o valor e o papel da mulher. Não posso e não parabenizo mulheres que torturam crianças, mulheres que assassinam pacientes em UTI, mulheres que traficam drogas, mulheres que roubam recém nascidos em maternidades, mulheres ricas que maltratam e humilham mulheres pobres, mulheres que comercializam seu corpo, quer nos métodos convencionais ou nos casamentos oportunos. Nego minha honra e meu aplauso a mulheres que usam o corpo como instrumento de ascensão social; às mães que abandonam seus filhos em troca de orgias noturnas ou para empreender fuga com amantes de ocasião ou quaisquer outras que adotam práticas repugnantes a tudo quanto seja condizente à dignidade feminina.

Portanto, meus queridos amigos, antes que alguém me pergunte, eu já respondo: não sou contra o dia internacional da mulher. Mas cruzo os braços no que diz respeito a promover homenagens e adulações generalizadas, pois (com o perdão da sinceridade) eu avisto uma grande maioria de mulheres ávidas por aplausos e desprovidas de virtudes (que até se auto bajulam), em contraste com um pequeno rebanho remanescente, que se enquadra em Provérbios 31:30 e que merece o louvor de todos os homens.

É a você - e somente a você - mulher de real valor, que eu parabenizo nesse dia de hoje!

Reinaldo Ribeiro
Enviado por Reinaldo Ribeiro em 08/03/2013
Reeditado em 08/03/2013
Código do texto: T4178393
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.