Os Causos , Judas

Também tinha o tempo de Judas, o Sábado de Aleluia era muito animado, já na véspera ,na Sexta Feira da Paixão, o pessoal da farra da qual faziam parte o meu pai ,o Manelito ,o Waldemar Cataca e outros ,se reuniam para programar a farra com o Judas. Para fazer o Judas eles roubavam roupa no varal das casas. Aliás,a maior farra da Sexta Feira era o custume que havia na época de roubar coisas para o Judas.

09032013

A turma entrava nos quintais e roubava tudo que tivesse de bobeira : Levavam até os animais de criação tipo: porcos , galinha , cabritos e até cavalos. O meu irmão Renato tinha um cabritinho chamado 'Pachola', ele ficava preso na tuia. O pessoal o roubou dizendo que era para o Judas, mas na verdade o 'Pachola' nunca mais apareceu e o Renato chorou muito , nem o meu pai sabia o paradeiro do cabrito. Semanas depois disseram que ele foi assado no forno da Padaria e servido como tira gosto para os cachaceiros no Domingo de Páscoa.

Rio 09032013

Como já deu prá perceber o meu pai não fazia parte da quadrilha do Judas, senão ele não teria deixado o 'Pachola' virar tira gosto de pé de cana. Pois é, no ano seguinte apareceu no quintal lá de casa, no sábado de aleluia, um Alambique que eles roubaram de um sítio da redondeza. Foi a piada do ano, meu pai como era bom de copo foi o sacaneado e o pior que ninguém aparecia para levar o Alambique e aquele trambolho ficou por semanas estacionado lá no quintal de casa.

O Judas sempre tinha a cabeça de Abóbora e era vestido com as roupas e sapatos que eram roubados nos varais e nos quintais das casas, depois ele era transportado para a praça e ficava amarrado bem no alto no Cruzeiro.

As coisas roubadas eram colocadas aos pés do Cruzeiro e só poderiam ser resgatadas depois das 9 horas da manhã que era quando a mulecada podia malhar o Judas que depois era queimado.

Rio 09032013

Quando o Judas era arriado do Cruzeiro ele tinha os seus bolsos esvaziados pois ali estavam as cartas , o Pasquim, onde os fofoqueiros escreviam os acontecimentos mais escrabosos da cidade tipo: quem comeu quem, quem chifrou quem, alí é que o bixo pegava,era um tal de chifrudo querendo saber quem foi o safado que botou o nome dele no Pasquim, dava até morte. Mas a mulecada não queria saber de fofoca a diversão era malhar o Judas ,traidor de Jesus.

Rio09032013

José Américo
Enviado por José Américo em 10/03/2013
Código do texto: T4180530
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.