ONDE ESTÁ A CONSCIÊNCIA COLETIVA ?

Sexta-Feira, 1 de Março de 2013

ONDE ESTÁ A CONSCIÊNCIA COLETIVA ?

01.03.2013

O mês de Março se iniciou. Esta é uma afirmação óbvia, não é? De repente alguém pode considerar isso como o que popularmente denominamos "falta de assunto". E, é claro, concordo em gênero, número e grau.

Mas como sabemos, assunto é o que nunca faltará para alguém desenvolver um texto num espaço como esse. É só uma questão de escolher o tema e gastar os dedos nas teclas do computador.

E como sabem, em geral escrevo sobre as mazelas humanas, em maior parte dos artigos que aqui posto. Diríamos que é uma sina. Ficar ligado o tempo todo no que as pessoas fazem de errado nesta vida. Mas, infelizmente, parece que não há outra alternativa. Só se decidir-me a cumprir aquele gesto atribuído às avestruzes, que enfiam a cabeça num buraco, permancendo com o resto do corpo à mostra, pensando que estão ocultas de tudo e de todos. É óbvio que isso só pode ser, mesmo, uma fábula. Mas que, como todas elas, contém mensagens profundas que servem de ensinamento e/ou aprendizado para todos.

Mas nunca deixarei de reiterar a respeito da falta de discernimento e consciência da maioria das pessoas. Isso é uma regra. E quem acompanha esta minha sina, observará que me fixo muito no que chamo de pseudo-inteligência humana. Haja vista as muitas ações absurdas cometidas pelas pessoas em seus cotidianos.

O dia de hoje é festivo para a população carioca, em virtude da comemoração pelos 448 anos que a cidade completa nesta data. Mas os problemas que ela frequentemente enfrenta, chega a desequilibrar uma grande parte das pessoas. E hoje, logo cedo, todos se depararam com a greve dos motoristas de ônibus da cidade.

Poderíamos afirmar que este foi um verdadeiro presente de grego. Justamente numa Sexta-Feira, que todos sabemos que é um dia mais complicado para quem se desloca pela cidade - de ônibus ou até mesmo de carro - receber uma notícia dessa é o fim da picada. E assim o caos se instalou. Não se teve alternativa a não ser encará-lo.

Mas a cidade do Rio de Janeiro, apesar da idade que possui, ainda está longe de poder se considerar uma cidade perfeita ou completa. Muitas são as deficiências que possui, sendo que a meu juízo, a pior delas é ver a falta de respeito que o próprio povo possui por si mesmo e por todos, violentando com as suas próprias falhas, o ambiente em que vive.

De antemão, posso apontar uma das mazelas maiores que são cometidas nesta cidade o dia inteiro. E ela se deve, exatamente, pela postura e comportamento inadequado e inconsequente dos motoristas de ônibus desta mesma cidade. Basta ficar em qualquer logradouro onde circule muitos ônibus e teremos a chance de observar os atos extremos que eles cometem ao volante.

A imprensa, através de seus noticiários, nos dá conta do excessivo número de acidentes cometidos pelos motoristas de ônibus em seus cotidianos. Sendo que só aqueles muito graves é que alcançam prioridade na divulgação desses órgãos informativos. Mas um fato chama-me à atenção já há muito tempo: as empresas de ônibus estão admitindo em seus quadros profissionais, elementos de pouca idade (entre 22 a 30 anos), para assumirem funções que requereriam mais consistências e consciências neste tipo de trabalho.

Mas enquanto isso, enquanto os órgãos públicos responsáveis pelas fiscalizações desta atividade não trabalharem para coibir tais tipos de coisas, estaremos mercê dessa gente e só esperando o dia seguinte para saber onde novos acidentes fatais acontecerão, de novo.

É a sina da população carioca, sim!

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 10/03/2013
Código do texto: T4181217
Classificação de conteúdo: seguro